Maio Amarelo: entenda o que é e veja como contribuir para um trânsito menos violento.

  • por

Você tem alguma ideia do que significa Maio Amarelo? Provavelmente você já ouviu falar sobre isso… mas sabe realmente o que é?

Neste artigo você poderá entender um pouco melhor essa campanha internacional por um trâsito menos violento.

Maio Amarelo trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito ao redor do mundo.

Na prática, pode ser visto como uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema da segurança no trânsito e mobilizar a sociedade.

Por que Maio Amarelo?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para as ações realizadas no mundo inteiro. Já a cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

O objetivo principal do Maio Amarelo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. E dessa forma, estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Por que colocar o tema em pauta?

Em setembro do ano passado, durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foi divulgado um relatório da OMS que apontou o Brasil como o quarto país com maior número de mortes no trânsito.

De acordo com estudo de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), nosso país está atrás apenas da China, Índia e Nigéria na lista dos países com os maiores registros de óbitos causados por acidentes.
Em 2018, por exemplo, o Brasil atingiu a triste marca de 23,4 mortes por 100 mil habitantes, o que é considerado um índice muito alto. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), em média 1 pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito.

Como fazemos a nossa parte?

A Associação Múltipla de Proteção e Assistência Automotiva apoia este movimento por um trânsito menos violento. No nosso blog, você pode saber mais sobre direção defensiva (incluir link), que pode fazer uma grande diferença nessa busca por um trânsito menos violento.

Confira abaixo outros artigos que podem te ajudar na hora de fazer a sua parte por um trânsito com maior segurança e menos mortes.

> Novas leis de trânsito em vigor: entenda o que muda no CTB

> Direção defensiva: saiba o que é e como praticar

> O que você precisa saber antes de pegar a estrada;

> Dicas para dirigir em dias chuvosos e evitar acidentes;

> Cuidados para manter o motor do seu carro em bom estado;

> 7 dicas para pilotar moto na chuva;

> Saiba como reconhecer problemas na pastilha de freio;

Visite a página https://maioamarelo.com/ para saber mais e conferir diversos conteúdos educativos sobre segurança no trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *