Incêndio espontâneo, como o próprio nome já diz, é uma ação que ocorre repentinamente, pegando de surpresa a todos, já que ninguém espera que isso aconteça em momento algum.
As causas são variadas: vão de negligência do motorista até situações tão imprevistas que nem seria possível acreditar que isso aconteceu.
Por mais que sejam raras, não é difícil você encontrar alguém que já passou por uma situação como essa e, na maioria dos casos, o dano foi irreparável. Hoje vamos falar sobre algumas das principais causas de incêndios espontâneos em veículos, o que pode ser feito e como se proteger nesses casos.
Parte elétrica
Pense num curto circuito em uma tomada e agora imagine isso em um carro ou moto, a causa provavelmente será a mesma. Curtos são causados principalmente por sobrecarga do sistema elétrico ou a má distribuição da corrente elétrica, seja por fios desencapados ou má qualidade do sistema, etc.
Um veículo tem inúmeros sistemas elétricos que necessitam do mesmo cuidado que você tem com os da sua residência. Cada um dos componentes têm a sua função, desde ligar os farois e lanternas à funções mais primordiais como dar a partida.
E você deve imaginar que se os fios que providenciam a execução dessas tarefas forem de péssima qualidade ou estiverem desgastados, os danos podem ser gigantescos.
O que deve ser feito é: mantenha-se sempre atento aos sinais que o seu veículo te dá! Confira sempre a caixa de fusiveis, chicote, bateria e demais componentes elétricos.
Combustível
Como você já deve saber, a queima do combustível é o que faz o motor trabalhar e, consequentemente, faz o seu veículo andar. Para que isso ocorra, o líquido inflamável entra pela câmara de combustão e é ativado pelo motor causando uma explosão que é quase que imediatamente comprimida gerando energia.
O combustível em si não é o problema mas deve-se ter em mente que existe um caminho que o mesmo percorre dentro de seu veículo para que chegue ao motor e posteriormente expelida pelo escape. O combustível sai do tanque e percorre por uma mangueira que, geralmente, está abaixo do veículo, até que chegue no motor e é nessa parte que problemas podem acontecer.
Caso haja o mau encaixe da mangueira o combustível pode vazar e, o mesmo é extremamente inflamável e a exposição ao calor pode gerar o incêndio. Outra causa comum é o uso de peças que não são de série, ressecadas e de qualidade inferior, entenda que o motor é basicamente uma máquina criada para ser extremamente funcional e para que essa funcionalidade seja alcançada, cada milímetro é de muita importância e todo mero erro pode ser crítico.
Falta de Revisão e Manutenção Preventiva
Todo veículo tem uma data “x” para que seja feita sua revisão, muitas das vezes definida por quilometragem ou tempo desde a última revisão. A revisão e a manutenção preventiva são duas grandes aliadas para a saúde de seu carro e da sua moto, pois, são eles que irão garantir que todos os componentes do veículo funcionem devidamente evitando idas desnecessárias para a oficina e gastos imprevistos.
Como falado anteriormente, o motor é uma máquina que precisa de estar em perfeito funcionamento sempre para que toda a sua performance seja devidamente distribuída, fator que será garantido com a revisão e a manutenção preventiva irão garantir.
Um grande causador de incêndios espontâneos está diretamente ligado à falta dessas atividades: problema no resfriamento do motor. Como o motor funciona através da queima de um combustível é de se esperar que ele atinja grandes temperaturas nesse processo, por isso, ele precisa de resfriamento. O resfriamento garante a não dilatação ou derretimento das peças e, a falta dele, pode ocasionar rachaduras no bloco (e em outros componentes) onde podem vazar fluidos, como o próprio combustível. A matemática é exata: Líquido inflamável + exposição ao calor = fogo!
O que fazer em caso de incêndio?
Caso você tenha identificado o incêndio antes do seu alastramento dentro do veículo, procure o seu extintor, siga as instruções do mesmo e controle o incêndio. Porém, caso seja tarde demais, afaste-se do carro e garanta que todos ao redor façam o mesmo, logo em seguida acione o Corpo de Bombeiros e deixe-os controlar a situação.
Ainda que não seja mais uma obrigatoriedade, é sempre importante manter o extintor de incêndio em seu veículo, sempre atento à data de validade e também garantindo que o mesmo esteja em local protegido e de fácil acesso em caso de emergências.
Como me proteger de Incêndios Espontâneos?
Além de manter todo o cuidado necessário para que a saúde de seu veículo fique em dia, é sempre necessário contar com alguém que possa te ajudar caso um imprevisto aconteça.
Afinal de contas, são nos imprevistos e nos sustos que percebemos que talvez a gente pudesse ter evitado tal evento. Por isso, contar com uma Proteção Veicular vai te garantir tranquilidade nesses casos.
Por mais que todo o cuidado seja tomado, sempre estamos sujeitos aos revezes, ainda mais no trânsito. Com a Proteção Veicular da Associação Múltipla, você se protege de prejuízos financeiros com o nosso benefício de Proteção em caso de Incêndios Espontâneos.
Uma das poucas Associações de Proteção Automotiva do mercado a oferecer esse benefício, garantimos indenização de até 100% da Tabela Fipe do mês vigente de seu carro ou moto, além de oferecer a melhor assistência 24 horas que te garante atendimento em qualquer lugar do Brasil a qualquer hora e qualquer dia.
Te convido a conhecer mais sobre nós e, claro, se não quiser ter um prejuízo enorme, clique aqui e faça uma cotação agora mesmo!