A chegada de uma criança costuma trazer muitas mudanças na vida de um casal. Essas mudanças podem ir do quartinho do bebê até a garagem, apenas para citar algumas. Assim, com um novo integrante na família, muitos pais procuram um carro que seja espaçoso, seguro e adequado para transportar todos da casa de maneira confortável. Por isso, ao longo do artigo, vamos chamar esse modelo de carro familiar.
Existem várias opções no mercado que podem atender a essas necessidades. Nós analisamos e chegamos a uma lista contendo quatro delas. Seja para deixar as crianças na escola, passear na cidade ou ir viajar, veja a seguir esses modelos de carro familiar que são muito atraentes.
Minivan
As minivans são conhecidas por oferecer amplo espaço interno e capacidade para transportar várias pessoas. Elas geralmente têm três fileiras de assentos e podem acomodar confortavelmente crianças e adultos. Além disso, muitas minivans têm recursos como portas laterais deslizantes, que facilitam o acesso ao veículo.
SUV
Os utilitários esportivos (SUVs) são populares entre as famílias devido ao seu espaço interno, versatilidade e capacidade de transporte. Eles geralmente têm assentos espaçosos, espaço para bagagem e a opção de terceira fileira de assentos. Os SUVs também oferecem boa capacidade de carga e muitas vezes são projetados com recursos de segurança avançados.
Crossovers
Os crossovers são veículos que combinam características de um SUV com as de um carro de passeio. Eles são menores e mais ágeis do que os SUVs tradicionais, mas ainda oferecem espaço suficiente para acomodar uma família. Os crossovers geralmente possuem boa economia de combustível e são mais fáceis de manobrar em áreas urbanas.
Sedãs médios ou grandes
Embora não sejam tão espaçosos quanto as minivans e SUVs, os sedãs de tamanho médio ou grande também são adequados para as famílias. Muitos modelos oferecem assentos traseiros confortáveis e um porta-malas bem espaçoso. Além disso, os sedans geralmente têm um bom desempenho em termos de economia de combustível e dirigibilidade.
Então, vimos até aqui três pontos importantes: primeiro, espaço; segundo, conforto; e terceiro, segurança. Mas também é importante considerar outros fatores ao escolher um carro familiar, como facilidade de instalação de cadeirinhas infantis, sistema de tecnologia/entretenimento, economia de combustível e custo de manutenção. Logicamente, é recomendado fazer tests drives e pesquisar sobre os modelos de automóveis que melhor atendem às necessidades e preferências da família antes de tomar uma decisão final.
Bebê conforto, cadeirinhas ou assento no carro familiar?
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a lei determina o uso de bebê conforto para crianças de até 1 ano; cadeirinha para crianças entre 1 e 4 anos; e assento de elevação para crianças de 4 a 7 anos e meio. A partir dessa idade, a criança deve sempre utilizar o cinto de segurança do veículo.
Em relação ao transporte no banco dianteiro, a criança deve ter 10 anos completos e a partir de 1,45m de altura, para que seja totalmente protegida pelo cinto de segurança. O motorista que descumpre essas regras comete infração gravíssima, estando sujeito à multa R$ 293,47, perda de 7 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.
Proteção para o carro familiar
Além de escolher o carro ideal para a família e obedecer a todas as leis de trânsito, é muito importante fazer uma boa proteção veicular. É assim que você, pai ou mãe, poderá levar seus filhos para qualquer lugar sem medo de imprevistos. Sendo um(a) Associado(a) Múltipla, nossa equipe estará lá para te atender sempre que for necessário. Você vai contar com a melhor Assistência 24h do Brasil, além de uma frota exclusiva de carro reserva em caso de evento, um atendimento de excelência e muito mais. Certamente não é apenas proteção, é cuidado com você e sua família!