Por mais prudente que você seja na direção, ninguém está livre de se envolver em um acidente. Por isso, é importante saber o que fazer nessa situação, independente se a culpa for sua ou não.
Uma dúvida frequente dos motoristas é: bati o carro, e agora? Muitos questionam o momento de acionar a proteção veicular ou seguradora, se devem ou não tirar o veículo da via, quando é necessário registrar boletim de ocorrência… Enfim, inúmeras dúvidas surgem após uma batida de carro ou moto.
Não saber os procedimentos corretos a serem adotados pode causar muito mais dor de cabeça ao condutor (a). Pensando nisso, preparamos um artigo para que você se antecipe e saiba como agir caso ocorra essa situação indesejada.
O que fazer após uma batida?
Sabemos que é possível evitar distrações no trânsito para minimizar riscos de acidentes, como não utilizar o celular ao dirigir. Porém, mesmo tomando os devidos cuidados, você ainda está sujeito a bater seu veículo. Se, infelizmente, isso ocorrer, confira o que fazer!Mantenha a calma
Pode parecer clichê, mas a primeira coisa a se fazer após uma colisão é manter a calma. Sabemos que nem sempre isso acontece, já que os ânimos estão exaltados. Mas a verdade é que nesse momento não adianta ficar “caçando” um culpado.Verifique se há vítimas
Deixe o nervosismo de lado e verifique se há feridos nos veículos envolvidos na batida. Se houver, acione imediatamente o SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Isso pode ajudar a salvar vidas, principalmente em acidentes graves. Lembre-se que não prestar socorro à vítima é uma infração gravíssima, sujeita a suspensão do direito de dirigir, além de ser considerado crime, passível de seis meses a um ano de detenção.Sinalize o local do acidente
Sinalizar o local da batida é fundamental para evitar novas colisões, então coloque o triângulo a uma distância de pelo menos 30 metros do acidente para alertar outros motoristas. E não se esqueça, ligue o pisca-alerta!Pegue as informações do condutor (a)
Após esfriar a cabeça e adotar o passo a passo acima, converse com o outro condutor (a). O ideal é buscar um entendimento mútuo sobre a responsabilidade da colisão. Pegue o máximo de informações sobre o veículo e motorista envolvido na batida, como nome, telefone, modelo do carro ou moto, além da hora e local do acidente. Se possível, também anote o contato de testemunhas que presenciaram o ocorrido. Outra dica preciosa é tirar fotos do local, da posição dos veículos no momento do acidente e dos danos gerados pela batida. Lá na frente, isso pode evitar dor de cabeça. Em seguida, comunique a proteção veicular ou seguradora.Acione a proteção veicular ou seguradora
Quem dirige protegido (a) tem uma mão amiga para ajudar em casos de imprevistos, como uma colisão. Na Associação Múltipla, por exemplo, trabalhamos 24 horas por você! Então, independente do dia ou horário, basta entrar em contato com nossa central de atendimento pelo número 0800 941 0211. Eles irão repassar todas as orientações necessárias para abertura do processo em caso de colisão:- Abertura do processo: o Associado (a) deverá apresentar os documentos necessários para abertura do processo, como documento do veículo e boletim de ocorrência.
- Pagamento da cota de participação: após aprovação do processo, o Associado (a) deve pagar a cota de participação, respeitando a porcentagem definida no ato da filiação.
- Retirada do veículo reserva: o Associado poderá retirar o carro reserva após o pagamento da cota e emissão do cheque caução.
- Reparo do veículo: o veículo tem até 60 dias úteis para ser entregue. Porém, priorizamos a devolução em até 30 dias úteis.