Desde 1997 é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, data estabelecida 26 anos atrás juntamente com a criação do Código de Trânsito Brasileiro, que tem como objetivo, ensinar, conscientizar e tentar mudar a realidade de nosso trânsito.
Todo ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), seleciona um tema para ser trabalhado em suas ações. O selecionado para 2023 foi “No Trânsito, Escolha a Vida”.
Mas seriam mesmo 7 dias o suficiente para conscientizar toda uma nação motorista? Milhões e milhões de motoristas, será que dá tempo? É o que vamos discutir hoje.
Qual a importância da Semana Nacional de Trânsito?
Tendo em vista que no Brasil há mais de 100 milhões de veículos aptos a dirigir (IBGE) e uma média de 600 mil acidentes ao ano, foi necessário tomar uma atitude.
Junto com a criação do CTB, documento que define o que fazer ou não no trânsito, a Semana Nacional de Trânsito vem como um complemento, a fim de conscientizar mais a fundo os motoristas e motociclistas.
O objetivo inicial é promover o respeito e a consciência no trânsito, lembrar que as ruas não são um campo de batalha e que todos nesse ambiente têm que ser respeitados e entendidos.
Palestras, debates, cursos e campanhas são os métodos mais usados para atingir o público específico.
Sete dias são suficientes?
A resposta curta: não!
Movimentos assim são criados para servirem de marcos, pontos fixos no calendário feitos para que você lembre de que precisa fazer algo e com a Semana Nacional de Trânsito não é diferente.
A Semana Nacional de Trânsito está no ar, aqui para te lembrar o quão importante é ter empatia e consciência nas ruas, coisa que você deve ter todo dia, mas não custa lembrar.
Portanto, faça desses sete dias um marco na sua vida também!
Reflita, respire, tenha paciência e lembre-se: um trânsito melhor começa com você!
E como você pode ajudar a transformar o trânsito?
Acidentes de trânsito geram um prejuízo de bilhões de reais para os cofres públicos. Imagine o rombo que causam nos bolsos de motoristas que dirigem sem proteção?!
Separamos a semana do trânsito para discutir ações, separar sete dias para apresentarmos e conscientizarmos os motoristas e motociclistas e nós devemos fazer nossa parte!
Você é a chave para um trânsito mais protegido! Responsabilidade, cuidado e atenção no trânsito é um dever de todos nós motoristas, não apenas por 7 dias, mas durante todo o ano!