Se você faz parte do grupo de pessoas entre 18 a 25 anos que procura por uma maneira de proteger seu veículo, com certeza esbarrou e se assustou com o perfil de condutor(a).
Formas de seguro convencional, utilizam desse fator para definir o preço que você terá que pagar para que seu veículo transite protegido e, dependendo do seu perfil, isso pode gerar valores altos.
Mas por que isso acontece? Como é definido o perfil de condutor(a) e por que o seguro convencional, para algumas pessoas, fica mais caro? É o que falaremos no artigo de hoje!
O que é perfil de condutor?
O perfil de condutor(a) é uma das principais ferramentas utilizadas pelas seguradoras para calcular o valor do seguro de um veículo. Ele consiste em um conjunto de informações sobre o motorista principal e eventuais condutores adicionais que utilizam o veículo regularmente. O objetivo é avaliar o risco de prejuízo, como acidentes, roubos ou danos, que aquele perfil representa para a seguradora.
As informações solicitadas geralmente incluem idade, sexo, estado civil, local de residência, histórico de infrações e uso do veículo (se é para trabalho, lazer ou ambos). Esses dados são cruzados com estatísticas de acidentes, roubos, dentre outros, para determinar o risco associado ao perfil. Por exemplo, motoristas mais jovens e inexperientes ou que utilizam o veículo diariamente para trabalho tendem a ter que desembolsar valores mais altos devido ao maior risco estatístico de acidentes.
Além disso, a presença de condutores adicionais também influencia o valor do seguro. Caso outra pessoa utilize o veículo frequentemente e tenha um perfil considerado de maior risco, isso pode elevar o custo. Por isso, é importante fornecer informações precisas, já que omitir ou distorcer dados pode levar à negativa de indenização em caso de sinistro.
Por que seguro para condutores de 18 a 25 anos é mais caro?
Isso se dá principalmente devido ao maior risco que as seguradoras convencionais associam a essa faixa etária. Motoristas jovens estão mais envolvidos em acidentes de trânsito em comparação com outros grupos. Essa maior frequência de acidentes se deve, em parte, à inexperiência ao volante e ao tempo limitado de prática em diferentes situações de condução.
Outro fator relevante é o comportamento de risco que tende a ser mais comum entre jovens, como excesso de velocidade, distrações (uso do celular) e menos adesão ao uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança. Esse grupo também apresenta menos importância aos perigos da estrada, o que eleva as chances de acidentes graves.
A falta de histórico como motorista também é considerada pelas seguradoras. Motoristas mais experientes podem demonstrar um histórico de condução estável, com poucas infrações ou sinistros, o que reduz o risco percebido pela seguradora. Já os jovens, por não terem esse histórico, acabam sendo categorizados como clientes de maior risco até que provem o contrário com o passar dos anos.
Por fim, esse custo é uma maneira de equilíbrio financeiro da seguradora, aumentando o preço do seguro e diminuindo as perdas.
E qual a melhor alternativa?
Não dá para ficar sem proteger o seu bem, seja ele um carro ou uma moto. Seja você um(a) motorista esporádico ou que usa o seu veículo para trabalho, ter Proteção Veicular é a melhor alternativa para se livrar de um possível prejuízo.
A Associação Múltipla não analisa perfil de condutor, idade, endereço e nem mesmo se há restrições no SPC/SERASA. A única exigência é que o condutor esteja devidamente habilitado para dirigir o carro ou a moto.
Além disso, os únicos fatores que irão contribuir para o valor de sua mensalidade da Proteção Veicular são: o valor de seu veículo na Tabela Fipe e os benefícios escolhidos para acompanhar sua Proteção.
Nossos Associados e Associadas ainda contam com descontos diários em estabelecimentos parceiros e postos de combustível; consultas médicas online e gratuitas, além de 30 dias para pagamento da primeira mensalidade e nenhuma taxa de adesão!
A melhor e mais justa opção para seu veículo é a Proteção Veicular da Associação Múltipla. Diga adeus às análises de perfil de condutor e vem para a Família que quer te proteger de verdade!