Carros-conceito são o ápice da inovação automotiva: é com eles que montadoras de todo o mundo mostram não apenas suas ideias para o futuro, mas propagandeiam tecnologias que beiram o inacreditável. Além disso, é a oportunidade que elas têm de soltar a criatividade e revelar modelos com pouco apelo popular, mas que podem se tornar clássicos aos olhos de quem é aficionado no assunto.
Se você é um desses, aperte seus cintos e conheça seis das maiores maravilhas conceituais já produzidas na história da indústria automotiva!
1. Lancia Stratos HF Zero

Futurista e ousado, o Stratos HF Zero é uma das referências na história dos carros-conceito. Apresentado em 1970 no Salão de Turim, um dos eventos mais tradicionais do automobilismo mundial, seu design trapezoidal e superbaixo (apenas 84 centímetros!) é digno de Hollywood — tanto que apareceu em Moonwalker, filme de Michael Jackson dos anos 80!
Seu designer não poderia ser outro: Marcello Gandini, considerado um dos maiores da história (tendo projetado para marcas como Maserati, Lamborghini e BMW), assinou o Stratos Zero em sua estadia de 14 anos na Bertone.
2. Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motion

Um dos mais recentes da lista, o F 015 Luxury in Motion (Luxo em Movimento, em tradução livre) é a aposta de 2015 da Mercedes-Benz para o futuro. Mesmo que o mercado esteja bem diferente dez anos depois, não dá para negar que sua carroceria oval continua chamando a atenção.
Com muito mais espaço interno do que o Stratos Zero, o F 015 traz alguns conceitos muito interessantes: é movido a hidrogênio, possui dois motores elétricos no eixo traseiro e, em seu interior, traz quatro bancos giratórios que permitem que até o motorista converse com os passageiros frente a frente.
(Quer dizer, “motorista” é uma palavra muito forte. Afinal de contas, o F 015 é um veículo autônomo!)
3. Rolls-Royce 103EX

Outro design marcante, o 103EX é apresentado no site da Rolls-Royce com a seguinte frase de um de seus fundadores, o engenheiro Sir Henry Royce: “Pegue o melhor que existe e faça-o ainda melhor. Se não existir, projete.”
Revelado em 2016 e pensado para ser lançado em 2035 (tenhamos paciência!), ele traz motorização elétrica, condução 100% autônoma e um visual que entrega um futurismo retrô. Mesmo nesse conceito, a Rolls-Royce não abre mão de Eleanor, sua mascote à frente do capô que também se tornou sua assistente de inteligência artificial.
4. Renault Espace F1

Não se engane: por mais que seja uma minivan, o carro-conceito da Renault não tem F1 no nome à toa. A Espace F1 estreou no Salão de Paris em 1994 e respondeu a uma pergunta, no mínimo, inusitada: como seria uma minivan com um motor de carro de Fórmula 1?
Indo de 0 a 100 km/h em menos de três segundos, ela foi criada em comemoração aos dez anos da Espace, digamos, normal, mas com algumas diferenças bem importantes: além do motor V10 (que foi colocado no interior do veículo, entre os assentos traseiros e ao ar livre!), sua estrutura era feita em fibra de carbono sob medida.
5. Ford Indigo

Parecendo saído de algum videogame dos anos 90*, ele não poderia faltar nessa lista. Projetado por Claude Lobo, o mesmo responsável pelo querido Ford Ka “sapinho”, o Ford Indigo foi criado em 1996 como um showcase das tecnologias aerodinâmicas da montadora para a Fórmula Indy — por isso o nome alusivo à competição.
O chassi monocoque, por exemplo, é uma peça única feita de fibra de carbono, enquanto seu motor V12 é o resultado da união de dois V6 Duratec, visto em modelos como Mercury Sable e Ford Taurus. Havia até a intenção de produzi-lo em escala reduzida, entre 200 e 300 por ano, mas há muitos anos não ouvimos falar sobre ele…
* Na verdade, nosso leitor astuto pode se lembrar que ele realmente esteve em um jogo noventista: ele é jogável em Need For Speed II (1997, para Playstation 2 e PC).
6. Cadillac OpenSpace

Abrimos uma exceção: apresentado em 2024, o OpenSpace da Cadillac não é um carro e nem mesmo parece um veículo à primeira vista. O motorhome é uma experiência autônoma de muito, mas muito luxo e espaço de sobra.
Desde o seu exterior espelhado, que permite uma integração perfeita entre a paisagem e o interior, até sua autonomia de nível 5 (o nível mais alto, onde não é necessária a figura do motorista), tudo no OpenSpace é pensado para oferecer a viagem dos sonhos de qualquer pessoa, incluindo até um concierge disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
No entanto, seu maior atrativo é a imensidão do seu espaço: quando parado, o carro-conceito da Cadillac se expande para acomodar ainda mais seus passageiros e permitir acesso ao rooftop.
Incrível, não é mesmo? E aí, qual desses carros-conceito mais chamou a sua atenção? Conta para a gente aqui nos comentários!
Fontes utilizadas: Razão Automóvel, Mercedes-Benz, Xavier Delvallee, Cadillac, MotorTrend, Rolls-Royce, Motor1, HotCars, MotorShow.
