Você, que fica se perguntando o tempo todo qual a diferença entre carros híbridos e elétricos, toda vez que escuta esses nomes, vem com a gente que te explicamos hoje!
Um carro precisa de um motor para se locomover e ,para que o motor consiga fazer sua tarefa, é necessário de energia.
Dependendo do tipo de energia usada, conseguimos definir a nomenclatura para o veículo.
Motor convencional – à combustão
O motor convencional é o conjunto que usa combustível para gerar energia e fazer com que o veículo se movimente. O combustível é um material inflamável que, a partir da sua queima, gera energia.
São os motores mais convencionais no nosso mercado e em nossas ruas. São os que você vê equipando os Gols, os HB20’s, Onixes, etc.
São abastecidos com gasolina, álcool e diesel, etc. Em casos bem especiais o motor exige uma taxa de queima muito elevada, geralmente em veículos de competição. Um exemplo: os dragsters de arrancada, que usam nitrometano.
Veículos Híbridos
Quando os primeiros carros híbridos surgiram no Brasil, por volta de 2012 e 2013, muitos confundiam essa motorização e acabavam por chamá-los de carros elétricos.
Existe uma grande diferença.
Num veículo híbrido existe um sistema de mais de um motor gerando potência para o carro, um motor elétrico e outro à combustão operando juntos. No caso dos híbridos, existe um motor elétrico que opera em baixas rotações, deixando que o motor à combustão trabalhe apenas em rotações mais altas.
Isso faz com que os carros híbridos sejam mais econômicos e menos poluentes, os trabalhos são divididos embaixo do capô. Quando o motor elétrico demanda as funções para o motor à combustão ele vai sendo recarregado de maneira regenerativa pelo motor à combustão usando energia cinética para a recarga.
Existem também os Híbridos Plug-In, ou PHEV. E como os híbridos convencionais, os PHEV têm dois (ou mais) motores que se auxiliam na condução do veículo.
O Híbrido Plug-In te dá a opção de condução em modo elétrico, você roda de 80 até 120km, em média, sem o uso do motor a combustão. Diferente dos híbridos convencionais, esses são recarregáveis na tomada e têm a recarga regenerativa apenas para as baterias que operam os sistemas funcionais do veículo.
Veículos Elétricos
Esses sim não têm nenhum consumo de combustíveis fósseis, apenas eletricidade através de uma (ou mais) baterias funcionando como motor.
Os veículos elétricos são recarregáveis. Em média, uma bateria tem autonomia de 200 a 350 km e, no momento de recarga, o tempo de espera pode variar entre 40 minutos à 10 horas.
Em uma tomada de 220V, a carga completa demoraria em média 10 horas; em terminais de recarga, 4 horas; e em eletropostos especializados, 40 minutos.
Uma das grandes vantagens de um carro elétrico, além da não emissão de poluentes, é a taxa de resposta à aceleração, que é muito mais rápida do que a de um carro à combustão. E uma das grandes desvantagens é seu preço, os carros hoje em dia não estão tão baratos e, um veículo elétrico, pode chegar a cerca de 50% a mais.
Agora que você entendeu a diferença, conta pra gente, qual é o seu tipo de carro favorito?