Está querendo saber como comprar um carro usado? Você não está só: em 2024, mais de 15 milhões de carros de segunda mão foram comercializados no país, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Só que, para fazer uma compra bem-sucedida, é essencial se atentar aos detalhes para se certificar de que você estará levando um veículo em boas condições para casa. Assim, separe papel e caneta para anotar as melhores dicas que separamos para você comprar seu carro usado sem passar sufoco!
Entenda suas prioridades e orçamento
Começamos nosso guia com uma dica que vale para qualquer compra de veículo — e para qualquer outra compra, para falar a verdade. Afunilar sua busca de acordo com seus objetivos permite que ela seja mais rápida e muito menos frustrante.
Assim que der a largada, estabeleça o preço máximo de compra e pesquise todas as características relevantes: o veículo tem manutenção acessível? Atende às suas necessidades de tamanho, finalidade e economia de combustível? Responda às perguntas e agilize o processo já nos primeiros dias.

Confira a procedência
Tanto os carros usados quanto seus donos, antigos ou atuais, merecem especial atenção no início de sua jornada. Por mais fácil que seja identificar avarias físicas, como um vidro quebrado ou a lataria amassada, problemas muito mais sérios podem aparecer ao verificar o histórico legal do veículo.
Pesquisar sobre a documentação de um carro usado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é um passo importante para não ter complicações futuras. Nessa consulta, é possível averiguar dos dados mais básicos do veículo a informações como acidentes graves sofridos, histórico de multas e se ele consta como furtado ou roubado nos sistemas de segurança pública.
Negocie, negocie, negocie
Como as variáveis em um carro usado são muitas, o espaço para negociar o preço se torna muito generoso para quem está disposto. Assim, prepare-se para fazer contrapropostas e esteja munido(a) de todas as informações necessárias para a negociação, como saber o preço de mercado do modelo e eventuais custos em reparos e manutenção.

Faça um test drive
Chegou a hora de entrar no provador! Um test drive é muito mais que a oportunidade de saber se o veículo combina com você. Entre os cuidados na hora de comprar um carro usado, é na hora de ter a experiência que você pode conferir seu desempenho e conforto, prestando especial atenção aos ruídos e ao comportamento do painel, dos freios e da ventilação.
Conte com um mecânico de confiança
Mesmo que você faça uma checagem preliminar, levar seu próximo carro usado para uma vistoria é fundamental para ter tranquilidade com todos os componentes. Essa dica começa ali na documentação, onde é possível saber o histórico de manutenções do veículo — se ele não existir, inclusive, o sinal vermelho deve acender na hora!

Proteja seu carro usado
Veículo e documentação nos conformes? Conseguiu o valor que você queria? Sua aventura está apenas começando! Antes de rodar com seu carro usado por aí, lembre-se de que muitas coisas podem acontecer no trânsito. Você está preparado(a) para elas?
Contratar uma Proteção Veicular para seu carro usado é a melhor forma de garantir que a vida dele seja ainda mais longa. A Associação Múltipla oferece um suporte especializado que inclui Assistência 24 horas para os mais diferentes imprevistos, além de uma série de benefícios exclusivos para que seu veículo protegido te garanta ainda mais vantagens!
E então: depois de conferir nosso guia definitivo para o seu próximo carro usado, você está pronto(a) para a busca? Qual das dicas mais te chamou a atenção? Conte para a gente nos comentários!
