É comum, na vida de motoristas brasileiros, aumentar o tamanho do carro quando a família aumenta também. Daí vem a procura por carros de 7 lugares, para substituir aquele comum que já está na garagem.
Eles são uma excelente pedida para as famílias que precisam de mais espaço para bagagem, mais lugares para mais pessoas e, claro, tudo isso sem perder o conforto para viagens e andanças cotidianas.
Hoje, separamos os carros de 7 lugares mais procurados no Brasil e o porquê deles terem essa procura neste segmento. Aperte os cintos e vamos lá!
Chevrolet Trailblazer

O Trailblazer é um SUV de grande porte da Chevrolet, com 7 lugares, que usa chassi derivado da picape S10. Ele combina robustez para enfrentar trechos mais exigentes com conforto para longas viagens, dirigir na cidade e com muito conforto para a família.
O sucessor espiritual do Blazer dos anos 2000 ganhou melhorias em sua última atualização, como motor 2.8 turbodiesel com cerca de 207 cv, transmissão automática de 8 marchas e diversos itens de segurança e assistência, além da renovação estética que deixou o visual mais moderno e imponente.
O conforto e a confiança que a montadora construiu ao longo dos anos fez com que o Trailblazer ficasse no ranking de carros de 7 lugares mais vendidos do Brasil, emplacando 1.547 novas unidades só em 2025. (Fenabrave)
Citroën C3 Aircross

Diferente do que vemos no Trailblazer, um SUV grande por dentro e por fora, com visual “parrudo” e imponente, o Citroën C3 Aircross inaugura um novo conceito: SUV Compacto de 7 lugares.
Com versões com 5 e 7 lugares, é uma opção atraente para famílias que ocasionalmente precisam de espaço extra. Possui também entre-eixos alongado (2,67 m), o que ajuda no conforto dos ocupantes, especialmente na segunda fileira. Para espaço extra no porta-malas, a última fileira de bancos pode ser dobrada e o compartimento ampliado.
A aposta da Stellantis nesse segmento gerou interesse de imediato, principalmente para os consumidores frequentes da Citroën. O modelo emplacou 4.170 unidades durante o ano de 2025. (Fenabrave)
Jeep Commander

Seguindo a estrada de sucesso que seus irmãos Compass e Renegade pavimentaram, o Jeep Commander se mostra uma opção consolidada no mercado de carros de 7 lugares. A perfeita junção de potência, conforto e confiabilidade.
O Jeep Commander agrada, realmente, quem busca por mais espaço. Um dos maiores da categoria e com um motor potente o suficiente para guiar com conforto as 7 pessoas, seja na estrada ou na cidade.
Recentemente, o modelo bateu 50 mil unidades produzidas e, somente neste ano já foram 11.243 novos modelos emplacados. (Fenabrave)
Toyota SW4

Enquanto existirem carros de 7 lugares, teremos o SW4 nas partes mais altas do ranking de mais vendidos. Baseado na picape Hilux, o legado de conforto e confiabilidade vem de muitos e muitos anos atrás. Com certeza um modelo que está no coração de muitos motoristas.
O modelo consegue entregar todo o conforto que os carros de 7 lugares prometem e ainda encarar todos os terrenos com maestria. Garantindo também um ótimo consumo na estrada, é ideal para famílias que buscam conforto extremo em grandes viagens.
No ano de 2025 já foram 12.309 unidades produzidas e emplacadas, sem previsão nenhuma de se aposentar. Porém, devido a um forte temporal que atingiu as instalações da Toyota no Brasil, a produção de alguns modelos podem ser atrasadas e/ou “semi-importadas”, já que a fabricante informou que irá importar peças de outros países para não paralisar 100% de sua produção. (Fenabrave)
Ainda não se sabe quais serão os modelos que serão afetados diretamente, mas o Yaris Cross teve seu lançamento adiado por conta do ocorrido.
CAOA Chery Tiggo 8

Junte um SUV grande, espaçoso, tecnológico e confiável com um preço competitivo no mercado. O resultado é o CAOA Chery Tiggo 8, um dos SUVs mais vendidos no Brasil hoje em dia.
Alguns dos destaques: motor 1.6 turbo gasolina com injeção direta, 187 cv de potência; câmbio automático de dupla embreagem com 7 marchas; central multimídia com tela de 10,25″, painel digital de 12,3″; câmera 360º e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; faróis LED; bancos revestidos em couro em versões mais completas; assistências como controle de estabilidade e tração, alertas de ponto cego, assistente de partida em rampa, entre outros.
Seu preço fez com que ele ultrapassasse em vendas o SW4, somando 12960 unidades vendidas e emplacadas. (Fenabrave)
Chevrolet Spin

Imagino que tenha pensado que o primeiro lugar também seria um SUV, certo? Mas não: o carro de 7 lugares mais vendido do Brasil é o Chevrolet Spin, um crossover que mescla um pouco do visual de uma minivan com o de um carro urbano.
A Spin se destaca por oferecer 7 lugares com conforto em uma faixa de preço relativamente mais acessível do segmento. Ela tem bom espaço para os ombros e para as pernas na segunda fileira, o que agrada bastante quem anda com família ou vários passageiros. Sem falar do porta-malas que, sem dobrar a última fileira, tem 533 litros!
Até agora já foram 15.990 unidades emplacadas em 2025 e esse número pode crescer ainda mais. (Fenabrave)
Está procurando carros de 7 lugares? Qual destes seria sua escolha?

Fontes utilizadas para criação do artigo: