Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias é a onda de calor que atinge a maior parte do Brasil. E, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Goiás deve ser um dos estados mais afetados pelas altas temperaturas, com os termômetros podendo passar dos 40 ºC. Mas quais são os efeitos desse calorão todo no seu carro?
Bem, o sol e o calor intenso podem prejudicar a durabilidade e o desempenho do automóvel. É por isso que, neste artigo, vamos dar dicas práticas de como você, motorista, pode cuidar melhor do seu carro durante os dias quentes.
Faça a manutenção preventiva regular
Leve regularmente seu carro a uma oficina para verificar itens como o sistema de ar-condicionado, fluidos, óleo e filtro do motor, bateria e assim por diante. Agindo assim você evita surpresas desagradáveis e mantém seu veículo em boas condições.
Encha os pneus
Certifique-se de que os pneus do carro estejam calibrados conforme as especificações do fabricante. Uma dica é encher os pneus do automóvel a cada semana ou a cada 15 dias. Fique atento(a), pois pneus desgastados ou superaquecidos têm mais chances de furarem ou estourarem.
Lave e encere o carro
A exposição prolongada ao sol, combinada com sujeira, como respingos de asfalto e até cocô de pássaros, pode trazer manchas e danos à pintura. Para evitar que isso aconteça, procure lavar o carro regularmente e depois aplicar uma cera adequada. Assim, além do seu veículo ficar limpo por mais tempo, também estará mais protegido.
Proteja o estofamento e o painel
O estofamento é a parte que demonstra mais rapidamente os efeitos da exposição ao sol, como descoloração e manchas. Para evitar esse danos, uma boa alternativa é proteger os bancos com capas. Já para o painel, você pode comprar refletores sanfonados que diminuirão a entrada da luz solar e o impacto do calor.
Seja mais seletivo na hora de estacionar
Sempre que possível, evite estacionar sob a luz direta do sol por longos períodos de tempo. A dica mais prática é procurar uma boa sombra. Outra dica não tão prática, mas que é possível, é usar uma capa específica para proteger seu veículo.
Na onda de calor, use o ar-condicionado com moderação
Sabemos que nessa época de calorão o ar-condicionado é um item quase indispensável. Mas usar o aparelho com consciência ajuda a não sobrecarregar o sistema do veículo e a economizar combustível. Uma boa nesse sentido é: se possível, antes de sair com o carro, deixe os vidros e portas abertos por alguns minutos para reduzir o calor interno.
Cuidados para o motorista ao dirigir durante a onda de calor
Carros são como estufas e, com isso, eles rapidamente absorvem os raios solares. Só para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Saint Louis, em Missouri (EUA), a temperatura dentro de um carro parado ao sol pode alcançar os 70 graus. Já imaginou?
Por isso, motorista, siga esses alertas: hidrate-se bastante; fique atento aos sinais de superaquecimento do carro (luzes de advertência no painel ou aumento na temperatura do motor); use óculos de sol e protetor solar; faça pausas durante viagens longas para se refrescar e assim por diante.
Onda de calor e incêndio espontâneo
O calor por si só não aumenta diretamente o risco de incêndio espontâneo em veículos. Esse tipo de acidente normalmente ocorre devido a falhas mecânicas, elétricas ou vazamentos de combustível. No entanto, o calor intenso pode agravar algumas dessas condições e potencialmente aumentar o risco de incêndio.
Mas, felizmente, quem é Associado(a) Múltipla não precisa se preocupar com isso. Aqui na Família Múltipla, além de proteção contra roubo, furto qualificado, colisão e desastres naturais, você também desfruta de proteção contra incêndio espontâneo. Sim, além de todos os cuidados com a onda de calor, uma das melhores formas de você cuidar do seu carro é por ter uma boa proteção veicular.
Para saber mais, basta clicar na imagem abaixo. Venha para a Família Múltipla e conheça o Extraordinário!