Desde 2021, quando destronou o Chevrolet Onix, a Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil. Com uma média de 120 mil unidades emplacadas todos os anos, a picape conquistou o trono do mercado automobilístico com folga.
Devido à sua robustez, ótimo custo benefício e uma certa falta de concorrência no segmento de picapes, a Fiat Strada, fez, faz e continuará fazendo o seu nome no Brasil. Não parece, mas a picape está no mercado faz 29 anos.
De 1996 até 2025, muitas coisas mudaram, a Fiat Strada, por exemplo, era uma versão picape do Palio até o ano de 2020. Deste ano em diante, a picape passou a ter sua plataforma própria. Já faz muito tempo, como será que era o mundo em 1996, quando a Fiat Strada foi lançada? Confira no artigo de hoje!
Lançamentos que acompanharam a Fiat Strada
O ano de 1996 foi marcado por um grande incentivo do governo para a indústria automobilística, conhecido como “novo regime automotivo”, que visava o desenvolvimento da cadeia de produção nacional.
O surgimento de novos modelos, novas tecnologias e tendências que acompanharam o lançamento da Fiat Strada, foram como um marco zero para os desenvolvimentos que vemos até hoje.
A tendência de modernização era evidente, em 1996 começávamos a ver os primeiros modelos “redondos” tomando conta das ruas, tanto novos quanto reestilizações de modelos já existentes, confira:
Chevrolet Classic | Corsa Sedan
O Corsa Hatch já era um sucesso desde seu lançamento em 1993, seu design com linhas mais arredondadas tomou o coração dos brasileiros. Mas em 1996 temos a formação da “Família Corsa”, composta por Corsa, Corsa Sedan (posteriormente ficaria conhecido como Classic), Corsa Wagon (perua) e Corsa Pick-up.
Com um apelo mais jovem, o Corsa Sedan veio junto com a aposentadoria do Monza “Tubarão”, que deixou de ser produzido no mesmo ano. O modelo veio para servir como sedã de entrada.
Logo após o Corsa Sedan, tínhamos o Vectra que recebeu uma reestilização completa, passando a ser conhecido como “Vectra B” e acima tínhamos o Omega, que era o símbolo do luxo da época.
Volkswagen Santana MI 2000 e Fim da Autolatina
Poucos se lembram, mas em meados dos anos 80 e 90, Volkswagen e Ford tinham um acordo de compartilhamento de tecnologias e espaços de fabricação, conhecido como Autolatina.
Com isso, você consegue notar mais as semelhanças entre Santana e Versailles ou até mesmo o Quantum e Royale. Além das semelhanças visuais, vários componentes mecânicos foram compartilhados entre inúmeros modelos.
Em 1996, a Autolatina anuncia seu fim, não sem antes lançar uma versão mais moderna do sedã de luxo Santana. O Santana 2000 MI, contava com injeção multiponto e reestilização de interior e exterior, para manter a competitividade.
Chegada da Renault no Brasil
Tendo em vista que o ano de 1996 foi um dos mais fortes na indústria automotiva, com mais de 1,8 milhão de veículos vendidos, a Renault se sentiu na obrigação de se instalar em terras brasileiras.
A montadora francesa estava no Brasil desde 1960, trabalhando em conjunto com a montadora Willys Overland, mas foi apenas em 1992 que os primeiros modelos da marca vieram ao país.
No mesmo ano, 1996, a Renault anunciou a sua instalação em territórios brasileiros. O Complexo Ayrton Senna, no Paraná, foi concluído em 1998 e o primeiro veículo produzido pela montadora foi a minivan Scénic.
Acontecimentos marcantes
Por uma rara coincidência, 1996 e 2024 tiveram o mesmo calendário, inclusive, ambos com jogos olímpicos. Em 1996 sediados em Atlanta e em 2024 sediados em Paris.
Olimpíadas de Atlanta
Enquanto a Fiat Strada estava sendo lançada aqui no Brasil, atletas brasileiros estavam brigando pelo ouro em Atlanta, EUA, na 26ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna.
A edição contou com 197 países e foram 3 medalhas olímpicas de ouro para o Brasil e, infelizmente, por momentos lamentáveis como o ataque ocorrido na Vila Olímpica.
O ataque de bombas causou a morte de duas pessoas, um fotógrafo e uma espectadora, e ocasionou o ferimento de mais de 100 inocentes. O quadro de medalhas contou com EUA, Rússia e Alemanha, nas três primeiras posições, respectivamente, e com o Brasil na vigésima quinta, no quadro de medalhas.
O primeiro celular de “flip”
Em 1996, tivemos o lançamento do primeiro celular com uma tecnologia que viria a se popularizar bastante durante os anos que viriam: o Motorola StarTAC, o primeiro celular com flip do mundo.
Em 1996, as tecnologias celulares ainda estavam engatinhando, mas o StarTAC já contava com tecnologias de SMS e um sistema que permitia que você pudesse fazer transações bancárias sem que precisasse de se dirigir a um banco.
Só que tanta inovação custava caro, e muito caro. Para ter um StarTAC no bolso em 1996, você precisaria desembolsar R$ 2.000,00, com a correção tarifária, daria aproximadamente R$ 14.000,00 hoje em dia. Preço suficiente para comprar uma versão mais antiga da Fiat Strada.
A primeira eleição com urnas eletrônicas
As Eleições Municipais de 1996 contaram com uma tecnologia inovadora, as urnas eletrônicas. Foram utilizadas nos principais campos eleitorais e em todas as capitais do Brasil.
Desde sua introdução nas eleições, já tivemos mais de 14 mudanças nas urnas, aprimorando suas tecnologias e sempre buscando trazer mais segurança para os votos dos brasileiros.
Na primeira eleição, de 1996, o prefeito eleito em Goiânia foi Nion Albernaz.
Perdas
O ano de 1996 foi marcado por tragédias no mundo audiovisual. Uma das mais sentidas no coração de todos os brasileiros, foi a perda da banda de rock cômico Mamonas Assassinas. O avião que transportava a banda, infelizmente caiu e tirou a vida de todos os integrantes.
Renato Russo, um dos maiores cantores e compositores da música brasileira, faleceu em sua residência, devido complicações em sua saúde, deixando um legado imenso, tanto em carreira solo quanto com o Legião Urbana.
Proteção Veicular para sua Fiat Strada 1996 e carros de até 30 anos
Sabia que com a Proteção Veicular da Associação Múltipla você consegue dirigir com sua Fiat Strada com muita mais tranquilidade? Já são mais de 20 mil Associados(as) que estão conosco, confiando diariamente na melhor e mais completa Proteção Veicular de Goiás!
Garanta que seu veículo esteja protegido em caso de colisão, roubo, furto qualificado, incêndio espontâneo, desastres naturais e muito mais!
E conte também com uma Assistência 24h que está preparada todos os dias do ano para lhe socorrer. Seja em caso de panes, falta de combustível, troca de pneu e muito mais! Clique no Banner abaixo e faça uma cotação hoje mesmo!
