Confira as mudanças da nova placa mercosul que pode voltar a exibir o estado.
Para aqueles que apreciavam a possibilidade de identificar a origem de um veículo apenas pela placa, uma boa notícia está a caminho: esse costume pode estar prestes a retornar. A atual placa do Mercosul, implementada em 2021, foi inicialmente concebida visando a padronização e a integração regional, com o propósito de simplificar a circulação de veículos entre os países.
Com a substituição da antiga placa cinza, perdemos as informações de origem do veículo como de qual cidade e estado ele pertence, essa mudança não foi bem recebida por alguns motoristas, que tinham o hábito de observar essas informações como um passatempo. Entretanto, há indícios de que essa situação possa mudar em breve.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei 3.214/2023, que defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil. O autor do projeto de lei, o senador Esperidião Amin (PP-SC) defende que as informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito.
Esperidião (PP-SC), destaca ainda que as informações na placa auxiliam os locais a reconhecer quando os visitantes têm dificuldades no trânsito e simplificam a coleta de estatísticas sobre visitantes em destinos turísticos.
Para que o projeto se torne uma norma, é necessário que passe pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e, posteriormente, seja sancionado pelo Presidente da República. Se aprovado como lei, a norma só será aplicada um ano após sua publicação, afetando apenas os veículos emplacados após esse período. Dessa forma, os modelos já emplacados no país não serão afetados, então fica tranquilo você não terá gastos extras.
Preciso fazer a mudança para a nova placa?
Para aqueles que já possuem a placa Mercosul atualmente, não será necessário fazer a substituição por uma nova. Da mesma forma, a mudança não impactará os proprietários que possuem veículos com modelo de placa cinza, que é a mais antiga. Assim, a adoção do novo modelo será exigida apenas para veículo zero quilômetro, em caso de transferência de propriedade do veículo ou de alteração de categoria, estado, por exemplo.
Mas se você é daquelas que deseja adotar a nova placa pode realizar a atualização de forma voluntária. Para emplacar o veículo, você precisa seguir estes passos:
· Emitir o CRV conforme orientado no site do Detran do seu estado.
· Escolher uma empresa credenciada para fazer a placa e o serviço de instalação.
Em caso de acidente, furto, dano ou perda da placa do seu veículo, é necessário solicitar sua 2ª via juntamente ao Detran do seu estado, porém se a placa perdida era do modelo antigo, você precisará fazer a troca da placa para o novo modelo Mercosul, mantendo seu veículo conforme a legislação de trânsito.
Considerações Finais
Embora ainda não haja uma definição clara sobre como os novos dados serão incorporados à placa Mercosul, a possível volta da exibição do estado de origem na placa representa mais do que uma simples mudança estética. Essa medida pode ter implicações significativas no âmbito da identificação veicular, da regulamentação do trânsito e da segurança nas estradas brasileiras.
A placa do seu veículo é um elemento crucial, mas além de toda essa atenção dedicada a ela, é fundamental contar com uma proteção veicular confiável. Com a Associação Múltipla, você garante tranquilidade e proteção completa para você e seu veículo, recebendo suporte em situações imprevistas, como colisões, roubos ou furtos qualificados, entre outras eventualidades, além de aproveitar uma série de benefícios exclusivos.
A placa da minha moto é Mercosul, vai ter mudança novamente ?