Quando escutamos ou falamos um nome por muitas vezes, o verdadeiro significado da palavra pode ficar perdido. Quando falamos de nomes de origem estrangeira, por exemplo, é capaz que a pronúncia fique tão enraizada em nossa cabeça, que parece uma palavra de nosso nome.
No mercado automotivo não seria diferente, nomes como Volkswagen, Ford, Fiat, são tão comuns que, quase em momento algum, paramos para pensar no que realmente pode significar.
Em algum momento você já parou para refletir sobre o que cada nome quer dizer? É o que falaremos um pouco nesse artigo, então, se você curte esse tipo de curiosidade, aperte os cintos e venha conosco.
Sobrenomes
Muitas marcas automotivas (mas muitas mesmo), têm seu nome vindo do sobrenome de seu criador. Destas, muitas são bem populares aqui no Brasil, a ponto de não conseguirmos sair na rua sem ver alguns deles.
Vamos a alguns exemplos:
- Ford: Vem de seu fundador, Henry Ford;
- Toyota: Sakichi Toyoda. Sim, com “D”, os registros são incertos, mas algumas fontes informam que o uso do “T”, atenderia a uma superstição japonesa; já outras falam que se trata da pronúncia;
- Chevrolet: Vem de Louis Chevrolet, piloto francês e co-fundador da marca;
- Honda: Vem de seu fundador, Soichiro Honda.
Além de marcas populares, marcas de luxo também perpetuam o sobrenome de seu criador, tais como: Enzo Ferrari, Ferruccio Lamborghini, Ettore Bugatti e Ferdinand Porsche.
Jeep
O nome Jeep, virou sinônimo de um veículo off-road, tração 4×4 e “pau para toda obra”, mas a origem do nome é incerta. O que se sabe é que o primeiro “jipe” foi feito para a Segunda Guerra Mundial.
É a partir daqui que surgem as possíveis origens do nome, a primeira é que “Jeep” foi uma gíria criada da sigla “GP” pronunciada em inglês, que significa “General Purpose” ou, “Propósito Geral”, essa era a denominação militar do veículo.
Outra hipótese é que o nome tenha sido alusão a Eugene the Jeep, personagem do desenho animado do Marinheiro Popeye. Eugene era um animal mágico, que tinha poderes de contornar dimensões e resolver problemas impossíveis.
Fiat
Antes de fazer parte da Stellantis, supergrupo automotivo e um dos principais em atuação no mercado, a Fiat já foi dona de um grupo muito forte, chegando até a ter a Ferrari em seu catálogo.
Ao contrário do que muitos costumam pensar, Fiat não advém do verbo em latim que quer dizer “faça-se”, mas sim de uma sigla; Fabbrica Italiana Automobili Torino. Em português: Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.
Poucos sabem, mas o nome Fiat foi utilizado como sigla por muitos anos, só após uma reformulação da marca em 1906. Nos Estados Unidos, a marca não teve muito sucesso e o acrônimo foi alterado para “Fix It Again, Tony”, ou “Conserte de novo, Tony”, dada a reputação de não ser um carro muito confiável.
Hyundai
A Hyundai é um gigante conjunto de empresas da Coreia do Sul, atuante desde o mercado de maquinários pesados até desenvolvimento de novas tecnologias. Escrevemos um pouco mais sobre os ramos que a montadora opera no artigo da semana passada, leia aqui.
Atualmente, a Hyundai é uma das montadoras com mais atuação no mercado automotivo mundial, atuando em quase 200 países e com fábricas em quase todos os continentes. Hoje em dia, é a marca que mais investe em publicidade no país, o que reflete na popularidade contínua de seus modelos.
Hyundai deriva da palavra coreana “hyeondae”, que significa “modernidade” ou “tempos modernos”.
Nissan
Apesar do atual momento financeiro da montadora, a Nissan, juntamente com Toyota e Honda, é uma das marcas japonesas mais consolidadas em nosso mercado. Seja pela solidez de seus veículos, como a Frontier ou Versa, ou pelo fanatismo de fãs de Velozes & Furiosos ao lembrar do Skyline de Paul Walker.
O conglomerado Nihon Sangyo, foi fundado logo após a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar a reestabelecer a economia no Japão. A Nissan Motor Company, começou a atuar em 1937,como ramo automotivo do conglomerado.
Nissan vem da abreviatura do nome do conglomerado na bolsa de valores do Japão: Ni – San.
O significado de Proteção Veicular
O verdadeiro significado de Proteção Veicular é o cuidado com cada um(a) dos(as) Associados(as) como se fossem os(as) únicos(as), e isso, a Associação Múltipla entende!
Desde 2012, estamos no mercado e cuidamos de mais de 20 mil Associados e Associadas que confiam em nossas mãos, mãos que entendem o seu bem-estar e tranquilidade ao dirigir.
Independente do modelo de seu veículo, garanta que o mesmo tenha a melhor e mais completa Proteção Veicular do estado, clique no banner abaixo e faça uma cotação agora mesmo!
