5 cuidados para tomar antes de pegar a estrada.

  • por

Desde calibrar os pneus a planejar a rota com cautela, saiba como fazer aquela viagem sem precisar se preocupar com empecilhos.

Pegar a estrada é um hábito muito comum, principalmente para nós Brasileiros. Seja para visitar os parentes no interior ou passar uma temporada na praia, fazemos de 3 a 4 viagens por ano, o que em média nos leva a passar mais de 300 horas na estrada.

Porém, muitas dessas horas de viagem não são gastas em movimento, sejam elas por paradas em postos de combustíveis, pausas para recuperar a energia ou, em casos mais chatos, problemas com o carro durante o trajeto.

Hoje vamos compartilhar algumas dicas e truques para deixar a sua viagem ainda mais tranquila e muito mais proveitosa, pois vamos te contar 5 cuidados essenciais para se tomar antes de qualquer viagem.

 

  • 1- Manutenção preventiva do veículo
    Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é a ideal para quem quer garantir a segurança, o conforto e evitar prejuízos financeiros, bem como fugir da dor de cabeça (em caso de problemas). Leve seu veículo a um mecânico de confiança, solicite um check-up completo, isso vai evitar que, por exemplo, no meio da estrada você tenha uma pane mecânica, elétrica ou superaquecimento do motor por falta de água no reservatório, etc. Ela é geralmente feita de forma periódica, para assim ter uma menor chance de danos.

 

  • 2- Calcule seu trajeto
    Conheça, analise e defina um trajeto seguro do ponto A ao ponto B de sua viagem. Pode parecer uma precaução boba, mas isso evita caminhos errados que vão te causar um grande desperdício de combustível e eventualmente rotas perigosas, e, conhecendo a sua rota, principalmente a condição de estradas e o tráfego, deixa você muito mais tranquilo para seguir sua viagem.

 

  • 3- Com planejamento = Sem dor de cabeça!
    Não é só com o trajeto que precisamos nos preocupar em planejar. A quantidade de pessoas no veículo, o peso que o mesmo está levando e até mesmo a quantidade de combustível que foi abastecida antes de pegar a estrada contam nessas horas. Nunca leve mais pessoas que o permitido no veículo; distribua o peso entre as quatro rodas de seu carro e sempre verifique o medidor de combustível, não confie na sorte.

 

  • 4- Pneus, freios e suspensão, cuidado!
    Itens que merecem extrema atenção antes mesmo de sair da garagem. Confira o estado dos pneus, fluido de freio e condição da suspensão pois esses são os itens que, juntamente ao motor, necessitam estar em conformidades. Imagine o carro como um atleta e os pneus como um tênis: se os tênis estão furados ou com o solado liso, isso pode acarretar em acidentes, lesões nas articulações, etc. Olho vivo nesses itens!

 

  • 5- Proteja-se antes, durante e depois da viagem
    Você precisa de proteção veicular para poder contar antes, durante e depois da viagem. Se precisar de um guincho ou outro tipo de assistência, estaremos sempre prontos e aptos para te ajudar, pois prezamos pelo conforto e a confiança de nossos(as) Associados(as). E você pode se tornar o mais novo integrante da Família Múltipla clicando bem aqui.

 

Vale lembrar que todo o cuidado é pouco nas estradas brasileiras e essas dicas foram baseadas em pesquisas que fizemos levando em consideração noticiários, relatórios da PRF e também relatos pessoais.

Cada uma dessas recomendações busca ajudá-lo a curtir integralmente a sua viagem sem maiores preocupações podendo usufruir tranquilamente, focando somente nos pedais de aceleração, freio e embreagem; em selecionar a trilha sonora perfeita para te acompanhar e aproveitar as belas paisagens que o passeio venha te proporcionar.

Lembre-se: por onde for, vá protegido, vá com a Associação Múltipla.

 Por: Lucas Portela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *