Na segunda-feira, dia 07, o governo de Goiás anunciou a abertura de mais 3 mil vagas para o programa CNH Social no Estado.
Os interessados em concorrer ao benefício devem realizar o cadastro no site do Detran-GO até o dia 7 de julho. As vagas abertas são para modalidade estudantil, urbana e rural.
CNH Social: o que é?
CNH Social é um programa destinado à população de baixa renda que permite obter, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita.
O programa CNH Social oferece aos contemplados a isenção de todas as taxas do Detran -GO – como a de inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e agendamentos de provas teórica e de exame prático.
Outros benefícios da CNH Social
As pessoas selecionadas pelo programa CNH Social em Goiás também ficam isentas do pagamento dos exames médico e psicológico – além da junta médica em caso de candidatos com deficiência e do exame toxicológico exigido para categoria profissional.
O CNH Social em Goiás oferece aos contemplados, por meio de parcerias, o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Quem pode participar
As vagas para o CNH Social em Goiás são para as três modalidades a seguir. Veja o que é preciso para poder se inscrever.
Modalidade estudantil: estudantes entre 18 e 25 anos, com cadastro ativo no CadÚnico e certificado de conclusão do Ensino Médio na rede pública estadual.
Modalidade urbana: é necessário saber ler e escrever, ser inscrito no CadÚnico e morar em uma cidade do estado.
Modalidade rural: deve morar na zona rural, estar inscrito no CadÚnico e saber ler e escrever.
Nos casos em que o candidato deseja mudar a categoria da CNH, ele(a) não pode ter praticado qualquer infração de natureza gravíssima ou grave nos 12 meses que antecedem a inscrição, nem ser reincidente em infração média.
De acordo com o Detran-GO, 5% do total de vagas abertas serão destinados a pessoas com deficiência.
Você se encaixa no perfil ou ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Acesse o site do programa CNH Social e tire todas as suas dúvidas.
Fonte: G1 – Goiás