5 carros emblemáticos 100% brasileiros - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

5 carros emblemáticos 100% brasileiros

Antes de começar a falar dos 5 carros emblemáticos que são 100% brasileiros, precisamos entender que existem diferenças entre um carro 100% brasileiro e um carro produzido no Brasil. 

Atualmente, poucas montadoras brasileiras atuam no mercado nacional. Temos várias fabricantes estrangeiras que têm instalações aqui no Brasil produzindo seus veículos populares por aqui.

Existem ainda algumas montadoras que produzem carros sob encomenda, mas essas são mais raras e, por falta de presença no mercado automobilístico, não podem contar como “fabricantes”.

Mas nem sempre foi assim, o Brasil já teve montadoras que impressionaram o mercado. É de algumas dessas marcas e modelos que falaremos hoje! 

1- Gurgel BR-800

5 carros emblemáticos 100% brasileiros
O primeiro carro 100% brasileiro, Gurgel BR-800

Muito provavelmente, o Gurgel BR-800 é o primeiro nome que vem à cabeça quando falamos de carros 100% brasileiros e não é por menos, este foi o primeiro veículo produzido inteiramente em nossas terras. 

Idealizado pelo empresário visionário João Gurgel, foi produzido entre 1988 e 1991 na fábrica da Gurgel, que ficava localizada em Rio Claro, São Paulo. 

João Gurgel, tinha como objetivo criar um veículo feito para atender às necessidades do brasileiro e com isso veio o projeto BR-800. Movido por um motor de 2 cilindros e 800 cilindradas, conhecido como Gurgel Enerton. Extremamente econômico, fazia 25 km/l na gasolina! 

2- Puma GTB 

5 carros emblemáticos 100% brasileiros
GTB significa Gran Turismo Brasil

Nos anos 70, o governo brasileiro, ainda na época da Ditadura Militar, aumentou a taxa de importação de quase todos os produtos, isso inclui também os veículos. Alguns registros mostram que carros “populares” importados chegavam a custar cerca de 12x mais do que um veículo topo de linha produzido no Brasil.

Rino Malzoni, projetista chefe e um dos co-fundadores da Puma, decide que está na hora de introduzir no mercado brasileiro um muscle car nacional que pudesse competir à altura dos concorrentes que já estavam em circulação no Brasil, como o Maverick e o Opala, e que também eliminasse a “necessidade” de trazer carros como esse de fora do Brasil. 

Visualmente falando, o GTB (que é a sigla de Gran Turismo Brasil) não perde para nenhum de seus concorrentes, carroceria em fibra de vidro, traseira curta e capô longo, parrudo e com aparência de respeito. 

Debaixo do capô, um motor Chevrolet 4.2 modificado para entregar 160cv de potência e levar o GTB aos 180 km/h. 

3- Santa Matilde

5 carros emblemáticos 100% brasileiros
Santa Matilde, por muitos anos o carro mais caro à venda no Brasil

Ainda durante as crises dos anos 70 e 80, a Companhia Industrial Santa Matilde, anteriormente focada em equipamentos mecânicos ferroviários, decidiu se aventurar no mercado de carros nacionais que estava se expandindo pouco a pouco. 

Como isso, Humberto Pimentel, empresário e proprietário da empresa, decidiu investir na construção e desenvolvimento de um carro. Inicialmente, a carroceria dos Santa Matilde foi concebida seguindo o desenho do Opala e ao decorrer dos anos chegou em uma identidade 100% original. 

Por muito tempo, o Santa Matilde foi o carro mais caro à venda no Brasil, foi produzido por 12 anos, entre 1978 a 1990 , comercializando no total quase 1000 unidades em toda a história . 

4- Lobini H1

5 carros emblemáticos 100% brasileiros
Um super esportivo brasileiro, Lobini H1

Dois empresários, apaixonados por carros esportivos europeus, se juntaram e tiveram a ideia de criar o seu próprio esportivo, só que aqui no Brasil. Essa é uma versão resumida da história de José Orlando Lobo e Fábio Birolini. 

Em 2007, eles têm a ideia de criar a Lobini, e com isso, o seu único modelo: o H1. Sua carroceria altamente inspirada em carros como os Lotus do começo dos anos 2000, tinha o “charme” das portas que lembravam as Lambo Doors.

Para um esportivo, ele cumpria seu papel e não fazia feio: um motor turbo 1.8 de 180 cv, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades e que em conjunto levavam o monstrinho brasileiro aos incríveis 230 km/h. 

Só que ele não continha itens básicos de segurança, que hoje são obrigatórios como freios ABS e air-bags. 

5- Hofstetter

5 carros emblemáticos 100% brasileiros
O Alfa Romeo Carabo foi a principal inspiração para o primeiro superesportivo nacional

Sem dúvidas o carro mais raro dessa lista e, possivelmente, um dos mais importantes. O Hofstetter é obra de Mário Richard Hofstetter que, em 1970 sonhava com os grandes, belos e imponentes super carros europeus da época. 

Com isso, veio a ideia: por quê não construir o meu próprio? 

E foi o que fez, durante 17 anos produzindo e aperfeiçoando mais e mais o que viria a ser conhecido como primeiro superesportivo 100% nacional. Nos primeiros desenhos e modelos, o Hofstetter era equipado com um motor Cosworth utilizado nas corridas de Fórmula 2. 

O Hofstetter tem inspiração no Alfa Romeo Carabo, um carro conceito desenhado pelo estúdio Bertone na Itália, com as portas estilo asa de gaivota, similares às do 300SL da Mercedes-Benz. 

A história automobilística no Brasil é recheada de sonhadores que gostariam de ter o carro dos sonhos e acabaram construindo-os pelas próprias mãos! 

Qual deles é o seu favorito? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: