Chuva, jamelão e trânsito: entenda os riscos - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Chuva, jamelão e trânsito: entenda os riscos

Chuva, jamelão e trânsito

Para nós goianos, jamelão, chuva e trânsito é uma combinação que acaba em acidentes, nem sempre envolvendo veículos, com certeza você já ouviu a história de alguém que já tomou um escorregão no asfalto tomado pelas frutinhas (às vezes até foi você).

Quem não conhece, não imagina que essa frutinha tão pequena e inocente (e bastante saborosa) pode causar um pequeno caos dependendo da época do ano. O estrago é tão preocupante que a Prefeitura de Goiânia conduziu uma operação para poda e corte de algumas árvores em algumas vias mais movimentadas, a fim de minimizar riscos. 

Mas por que isso acontece? Como que uma fruta pode ser responsável por tanto alvoroço assim? É isso que vou te explicar hoje: 

A fruta

Por mais que seja vista em quase toda rua de Goiânia, o fruto não é originário daqui de nossas terras. O jamelão é originário da Índia, país asiático, mas se adaptou muito bem aqui no Brasil, principalmente na região centro-oeste e nordeste. 

As árvores são vistosas, algumas com mais de 15 metros de altura, folhas verdes bem escuras e, em época de fruta, uns pontinhos roxos quase que em cachos aparecendo nas extremidades de seus galhos. 

Esse pontinho roxo, a fruta, chama muita atenção de aves, é comum ver um pé de jamelão repleto de periquitos na época de amadurecimento e. Além de ser consumida in natura, várias partes da planta são usadas  como remédios naturais para as mais diversas enfermidades.

E só quem é goiano raiz mesmo vai saber o que é a raiva de passar debaixo de um pé de jamelão, uma frutinha cair e se espatifar na sua camisa branquinha, a mancha nunca mais sai! Os motoristas também, aquela marca que fica no capô e no teto depois de ficar 5 minutinhos debaixo de uma árvore, 

Chuva jamelão e trânsito
Jamelão, uma fruta muito conhecida aqui no Centro-Oeste.

O trânsito

Como toda fruta, assim que ela amadurece e não é colhida, ela naturalmente cai no chão e, os pés de jamelão geralmente ficam extremamente carregados, fazendo com que uma quantidade sempre caia no chão. 

Além da sujeira, o jamelão espalha um óleo quando cai e se esparrama pelo chão. Então imagine: uma quantidade imensa de frutinhas caindo no asfalto, com vários carros e motos passando por cima e fazendo uma lambança ainda maior? 

A situação piora um pouco com a adição de mais um elemento nessa festa: a chuva! 

A água, o óleo e os resíduos no asfalto transformam as ruas em um verdadeiro sabonete, o que ocasiona acidentes. Se você conhece as avenidas goianas, geralmente são preenchidas por árvores e árvores dessa fruta, em algumas, são mais de 50 uma atrás da outra. 

O resultado não poderia ser outro, motociclistas no chão, carros derrapando, colisões acontecendo, etc. 

Chuva jamelão e trânsito
Uma rua tomada pelas frutinhas

E como se proteger? 

Sempre que estiver chovendo, evite as vias onde você sabe que existam essas árvores. Mas, caso você não conheça a rota e entre em uma via cheia de pés de jamelão, dirija com tranquilidade e atenção redobrada ao trânsito.

Um outro fator importante é não dirigir sem Proteção e não estamos falando apenas de capacete e capa de chuva, mas sim de proteção veicular! 

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) afirma que os acidentes aumentam em uma taxa de 40% em tempos de chuva. Isso, sem contar os empecilhos que podem surgir a cada momento nesse período.

Panes, colisões e outros ocorridos já tendem a acontecer em qualquer estação do ano, em qualquer dia e em qualquer horário, então, não é viável dirigir por aí desprotegido(a)! 

Por isso, você e seu veículo precisam de uma proteção que estará pronta para te ajudar em qualquer situação, seja na chuva com colisões, panes, danos da natureza ou no céu claro em roubos, furtos qualificados e muito mais! Dirigir desprotegido(a) é muito perigoso, mais perigoso que uma rua cheia de jamelão no chão!

Chuva jamelão e trânsito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: