Especialmente nesses tempos de muito calor, o ar-condicionado automotivo faz uma enorme diferença para quem costuma passar muito tempo dirigindo.
Sem dúvidas, o ar-condicionado é um item muito importante, pois quase sempre garante uma viagem mais confortável ao condutor e aos passageiros do veículo.
No entanto, é importante saber que os filtros do ar podem acumular sujeira, ácaros ou fungos e bactérias. E nesses casos, é recomendado fazer a higienização para garantir o bom funcionamento do item e evitar prejuízos à saúde.
Quando fazer a higienização do ar?
Sabe quando o carro começa a apresentar um mau cheiro, especialmente quando o ar condicionado está ligado?
Isso pode ser um sinal claro de que você precisa fazer a higienização do ar condicionado do veículo.
Por que fazer a higienização do ar?
Relizar a higienização do ar-condicionado pode trazer muitas vantagens, principalmente para quem usa bastante o carro. Separamos abaixo as 3 razões principais para fazer a higienização do ar-condicionado
- Eliminar mau cheiro
Andar em um carro com mau odor pode ser uma experiência bastante desagradável, não é mesmo?
O mau cheiro geralmente é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração.
Quando a higienização não é realizada no momento certo, estes organismos podem se desenvolver, criando colônias maiores e espalhando um odor desagradável no interior do carro.
- Evitar problemas respiratórios
Além de causar mau cheiro no interior do veículo, o acúmulo desses microorganismos no filtro de ar também pode ocasionar alguns problemas respiratórios — como rinite, asma e alergias, por exemplo.
Se além de sentir um cheiro ruim, você começa a espirrar ou a tossir quando o ar condicionado está ligado, fique atento! Isso pode significar que está na hora de fazer uma boa limpeza e higienização dos filtros
Dessa forma, podemos afirmar que fazer a higienização do ar condicionado do carro não é apenas uma questão de conforto, mas também um procedimento importante para evitar problemas no sistema respiratório, principalmente das crianças.
- Melhorar a circulação de ar no carro
Quando o filtro acumula muita sujeira, isso pode atrapalhar a passagem do ar da forma correta, e muitas vezes o sistema apresenta dificuldade para fazer o ar circular.
Como os filtros sujos acabam comprometendo a eficiência do ar-condicionado automotivo, o sistema precisa ter uma potência maior e por mais tempo para alcançar a temperatura desejada. E isso causa um consumo maior da bateria e de combustível.
Então como você pode perceber, um ar-condicionado sem boas condições de limpeza pode acabar afetando o desempenho de todo o carro, além de causar cheiro desagradável.
Como fazer a higienização do ar condicionado?
Se você perceber arlguns dos sinais apresentados acima no seu carro, procure um especialista para avaliar a condição dos filtros e demais componentes do sistema de ar-condicionado.
Na maioria dos casos, a melhor opção para a limpeza e higienização é efetuar a troca do filtro, que é responsável por filtrar as impurezas do ar e bloquear a entrada de maus odores no veículo.
De forma geral, não existe um prazo estabelecido para a troca de filtro, pois esse tempo varia de acordo com o uso do carro e do sistema de ar condicionado.
Por isso é importante ficar atento a algunas sinais como mau cheiro e problemas na refrigeração.
Quando não há a necessidade da troca, é recomendado que a limpeza seja feita por especialistas, pois é necessário utilizar equipamentos e produtos especiais para remover todo o pó e proteger contra fungos, bactérias e vírus.