Novembro Azul: todos juntos na luta contra o câncer de próstata

  • por

Durante todo o ano, fizemos aqui na Associação Múltipla diversos tipos de ações para prestigiar datas que consideramos importantes. E nesse mês entramos no clima do Novembro Azul, uma campanha de conscientização e prevenção na luta contra o câncer de próstata.

Com a missão de chamar a atenção para o tema entre nossos colaboradores, distribuímos uma lembrança e compartilhamos materiais educativos visando alertar para a importância dos exames para diagnóstico precoce da doença.

Sobre o Novembro Azul

Segundo estudos, diariamente cerca 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, que atinge aproximadamente 3 milhões de homens no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 68.220 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados e cerca de 15 mil mortes/ano tiveram como causa  a doença no Brasil entre 2018 e 2019.

Este é um dos tipos de câncer mais frequente entre os homens brasileiros (fica atrás apenas do câncer de pele), e ocorre geralmente  em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são pacientes com mais de 65 anos.

Como fazer parte

O primeiro passo para fazer parte da campanha é cuidar de você mesmo e da sua saúde. Procure agendar alguns médicos, manter os exames em dia e adotar hábitos saúdáveis sempre que possível.

O exame de próstata ainda é alvo de preconceito entre muitos homens, então dar um toque em alguém que você conhece e tentar driblar este preconceito também é uma forma de participar desta campanha mundial.

Além disso, é comum muitos homens adotarem o bigode como parte do visual no mês de novembro. Isso porque deixar o bigode crescer virou um símbolo de engajamento com a data.

Junte-se a nós na luta contra o câncer de próstata. Cuide-se e faça parte do Novembro Azul!

Se você quiser saber mais sobre o Novembro Azul, no Portal do Ministério da Saúde você encontra artigos e materiais educativos. Para acessar, clique aqui !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *