Pane elétrica no carro: saiba o que fazer
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Dicas Múltipla, Proteção Veicular

O que fazer em caso de pane Elétrica?

Antes mesmo de falar o que fazer em caso de pane, vamos entender primeiramente o que é uma pane, o que pode causar e como evitar no futuro.
Se caracteriza pane tudo o que causa o não funcionamento do motor, gerando uma parada total do mecanismo. A partir dessa definição, dependendo do acontecimento e da análise pós-evento, podemos identificar qual tipo de pane ocorreu.
Os tipos mais comuns de pane são:

  • Pane seca: que é basicamente o não funcionamento do motor devido à falta de combustível;
  • Pane mecânica: Mau funcionamento do motor causado por superaquecimento ou defeitos de outros componentes mecânicos do veículo;
  • Pane elétrica: que é quando algum fusível queima, problemas na injeção eletrônica, etc.

Como o assunto de hoje é focado na pane elétrica, vamos dar um foco especial a ela, e agora que você já sabe o que é, você sabe como evitar?

Por que acontece pane elétrica? 

Panes elétricas são conhecidas pela fama de sempre chegar de surpresa e quando menos esperamos, porém, isso não quer dizer que não conseguimos evitá-las.
O acontecimento mais comum é a bateria “arriada”, que é quando, ao girar a chave, os componentes eletrônicos do painel, tal como faróis, lanternas, não apresentam resposta, isso quer dizer que a bateria não está recarregando e também não está fornecendo energia o suficiente para a sustentação elétrica dos componentes. A solução que você pode procurar em momentos como esse é a ajuda de uma “chupeta”, usando a energia de uma outra bateria de outro carro para poder recarregar a sua.
Juntamente com a bateria, trabalha uma peça chamada alternador, que é responsável por dar a “faísca inicial” para o funcionamento do motor. Em certos casos, se essa peça não estiver em perfeito funcionamento ela não vai transferir a energia suficiente para que o virabrequim opere e seu motor não dará sinal de vida. Em outras ocasiões, a sobrecarga do alternador pode danificar a bateria gerando uma pane elétrica que vai afetar, além da bateria, componentes como: sistema de arrefecimento, ar-condicionado, etc. Enfim, um tremendo prejuízo!
Pouca gente sabe, mas o combustível utilizado no seu carro pode ocasionar uma pane elétrica. Se o combustível utilizado for de baixa qualidade ou se o mesmo tiver detritos e impurezas podem acabar danificando o sistema de injeção, parte crucial para o funcionamento do motor.

Dicas para evitar panes elétricas 

Falamos aqui algumas das principais causas de panes elétricas e também providenciamos algumas “soluções”, mas tenha em mente as seguintes dicas:

  • Mantenha a revisão elétrica em dias;
  • Não tente consertar a peça danificada, se você não for um profissional treinado para isso, pode acabar acarretando em danos maiores;
  • Imediatamente, verifique se há fumaça ou fogo;
  • Fique de olho no painel do veículo, é assim que ele “conversa com você”;
  • E fique protegido com a Múltipla!

A Proteção Veicular da Múltipla vai garantir sua tranquilidade com a nossa Assistência 24h, estando sempre atentos e prontos para te socorrer em caso de panes e demais incidente que possam te causar uma dor de cabeça indesejada.
Portanto, com todas essas dicas em mãos só nos resta reforçar a importância de ter uma Proteção Veicular e claro, o cuidado com o seu carro!
Faça uma cotação conosco agora mesmo para poder ficar sempre protegido contra imprevistos! 

blogmultipla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: