Como a indústria automotiva tem ficado mais verde? - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Sustentabilidade: como a indústria automotiva tem ficado mais verde

A sustentabilidade e a modernização do setor automotivo têm sido preocupações cada vez mais presentes na indústria em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o Governo Federal deu início ao programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação, o Mover, no final de 2023. A iniciativa tem como objetivo principal impulsionar a mobilidade sustentável, tendo uma previsão de mais de R$ 19 bilhões em investimentos na área até 2028.

Quer entender como essa transformação está acontecendo ao redor do planeta, saber os motivos e as principais tendências que aliam respeito ao meio ambiente e produção sustentável de carros? Continue a leitura!

Por que a indústria automotiva tem ficado mais verde?

Os avanços significativos na tecnologia têm criado novos caminhos para o setor automotivo. Com a urgência em reduzir a pegada de carbono da indústria, as montadoras têm se adaptado para oferecer veículos que sejam comercialmente viáveis ao mesmo tempo em que acolham a crescente demanda dos consumidores por opções sustentáveis.

A longo prazo, modernizar a produção de carros também acarreta em redução de custos de produção e manutenção, além de adequar as empresas diante das regulamentações ambientais.

Quais os desafios do setor?

Mesmo com as necessidades impostas pelo meio ambiente, alguns obstáculos ainda podem ser encontrados para que a sustentabilidade seja implementada de forma mais plena na indústria automotiva. Entre eles, é possível citar o alto investimento inicial, que tem motivado incentivos governamentais como o Mover para que a transformação aconteça em tempo mais hábil.

Há, também, desafios mais específicos à produção de carros elétricos e híbridos, queridinhos da sustentabilidade automotiva. Dois dos principais são a infraestrutura de recarga ainda insuficiente e a disponibilidade irregular de materiais vindos de processos de mineração, como lítio e cobalto.

3 tendências de inovação automotiva verde

1. Preferência por carros elétricos/híbridos

Imagem: Andrew Roberts / Unsplash

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais de 30 mil carros elétricos foram emplacados no Brasil até julho de 2025. Os modelos eletrificados têm ganhado espaço nas ruas por oferecerem alcance e desempenho competitivos, além de design atrativo para uma parcela cada vez maior de consumidores.

Outros aspectos de veículos híbridos e elétricos que vêm despertando a curiosidade dos motoristas são a resposta mais rápida dos propulsores elétricos, garantindo uma direção mais eficiente, e seu baixo ruído, que contribui com a diminuição da poluição sonora nas cidades.

2. Uso de plástico reciclado

Imagem: Clarity Coat / Unsplash

Todas as etapas do ciclo de vida de um veículo vêm sendo impactadas pela necessidade de uma indústria automotiva mais verde. Nos processos de produção, uma tendência que vem chamando atenção é o uso universalizado de plástico reciclado nos automóveis, principalmente ao fabricar componentes internos, suportes e acabamentos.

O uso de materiais como resinas recicladas pós-consumo (PCR) e plásticos reciclados pós-industriais (PIR) reduz significativamente a geração de resíduos, além de contribuir com a conservação de recursos naturais e economizando na utilização de energia, diminuindo impactos no meio ambiente.

3. Mobilidade como Serviço

Imagem: Getty Images

Formas alternativas de entender o uso de veículos também vêm sendo alvo da economia sustentável. Um novo termo que tem ganhado espaço nos grandes centros urbanos é o MaaS, sigla em inglês para Mobilidade como Serviço. Iniciativas como o compartilhamento de carros e até scooters elétricas visam flexibilidade e acessibilidade na hora de se deslocar por aí.

Serviços de carros por assinatura também fazem da mobilidade urbana um tópico menos rígido, favorecendo quem se interessa por testar recursos automotivos com mais regularidade. Muitos motoristas veem nessas novas tendências uma oportunidade de desenvolver uma nova relação com sua própria locomoção, priorizando a conveniência e a facilidade de acesso.

A mobilidade sustentável veio para ficar. O bem-estar do planeta depende de atitudes em todos os setores da sociedade, e a Associação Múltipla está comprometida com a proteção que todo veículo precisa para que seja um bem durável e no qual você possa confiar por muitos anos. E aí, está pronto(a) para o que o futuro reserva?

Fontes utilizadas: Idroove Car, Autofast, Mundo do Plástico, Gov.br, Automec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.