Afinal, 2022 é um bom ano para quem quer trocar de carro?
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Dicas Múltipla

2022 é um bom ano para trocar de carro?

Com a pandemia da Covid-19, muitos brasileiros tiveram que adiar planos, como a compra ou troca do carro. Isso porque, além de incertezas sobre o futuro da economia e mercado de trabalho, os preços de veículos novos e usados dispararam.
O setor automobilístico começou a enfrentar uma crise na produção devido à falta de peças e escassez de semicondutores em escala global, componentes utilizados para a produção de chips que compõem os aparelhos eletrônicos.
Isso levou ao aumento de preços dos veículos zero quilômetro disponíveis para venda e, consequentemente, de usados também. Já que quando não há produto à pronta-entrega, muitos decidem ir ao mercado de usados. Uma situação de “oferta e procura”.
Agora, após dois anos do início da pandemia, a pergunta que fica é: Afinal, 2022 é um bom ano para quem quer trocar de carro? Se essa também é sua dúvida, continue a leitura e veja algumas orientações antes de tomar sua decisão!

Atual cenário do setor automobilístico

A produção de veículos ainda não foi 100% normalizada, mas a expectativa é que a situação melhore esse ano – principalmente no último trimestre. Há uma tendência de normalização do fornecimento de semicondutores no setor automotivo entre o fim de 2022 e início de 2023.
Com isso, espera-se que a produção de veículos fique mais estável e haja uma equiparação de preços no mercado. À medida que o processo de normalização de semicondutores ganhar força, haverá um aumento na disponibilidade das frotas e, consequentemente, uma redução nos preços dos seminovos e usados.
Vale destacar que isso é uma projeção, uma vez que o mercado ainda enfrenta instabilidade. O conflito entre Rússia e Ucrânia, por exemplo, pode prejudicar a situação econômica na Europa, de onde vem vários veículos e peças. Isso pode acabar “respingando” por aqui.

Afinal, vale a pena comprar ou trocar um carro em 2022?

Especialistas acreditam que a recuperação do setor automobilístico vai acontecer de forma mais contundente em 2023. Por isso, a orientação é que, se puder, o consumidor espere até o ano que vem para comprar ou trocar de carro.
Com a produção mais estável e o aumento da competitividade no setor, será possível encontrar oportunidades com melhor custo-benefício no próximo ano.
Agora se realmente você não pode/quer adiar a compra ou troca do veículo, é importante seguir algumas dicas para não cair em cilada. Como, por exemplo, analisar o tempo que as marcas estão levando para entregar o veículo; visitar diversas concessionárias; e procurar por carros que possuam maior poder de negociação.
Já se você estiver procurando um carro seminovo ou usado, não esqueça de analisar o estado de conservação do carro e a confiabilidade da loja ou proprietário do veículo.

Cuidado com o financiamento!

Se você for comprar ou trocar de carro, a dica é juntar dinheiro para dar uma boa entrada ou, se possível, pagar à vista. Caso contrário, no final das contas você vai pagar um valor bem mais alto do que esperava.
Isso porque entre janeiro de 2021 e junho de 2022, a taxa básica de juros (Selic) saltou de 2% para 13,25% ao ano. Isso faz com que o financiamento de veículos fique ainda mais caro e eleve os preços tanto dos veículos usados quanto dos novos.

E vender carro em 2022, é um bom negócio?

De acordo com a Tabela Fipe, de fevereiro de 2020 até julho de 2021, os preços dos usados subiram mais de 24%. Embora haja uma leve tendência de queda nos valores, com a normalização da produção de carros zero, o consumidor ainda tem grandes chances de conseguir vender o veículo que ele comprou antes da pandemia por um valor superior, tendo margem de lucro. Então sim, vender o carro em 2022 pode ser um bom negócio, caso o motorista encontre um comprador.

blogmultipla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: