Imagina que você está na estrada e algum detrito no asfalto ou até mesmo um buraco numa via pavimentada faz com que você tenha que parar sua viagem para trocar um pneu, muito ruim, não é?
Hoje vamos te dar algumas dicas de como trocar um pneu de maneira rápida e descomplicada para que esse imprevisto não seja mais que um pequeno susto na sua jornada.
Mas atenção, não se esqueça que você deve ter sempre ao seu alcance ferramentas essenciais como chaves, macaco hidráulico, triângulo, etc. São itens mais que necessários para se ter no veículo, afinal, não queremos ter que usá-los, porém, numa necessidade, não ter vai ser pior.
Pneu furou, o que fazer?
O importante é que assim que o problema for identificado pare o veículo em algum lugar protegido, seja no acostamento de uma rodovia ou num local onde seja permitido parar e/ou estacionar. Continuar a viagem com o pneu furado oferece risco ao seu veículo e também à segurança, a sua e a de quem está com você. Encoste o veículo, se acalme, sinalize a via com o triângulo e somente a partir daí comece a trocar o seu pneu. Vale lembrar que o veículo precisa ser estacionado em um local plano e deve estar engatado e com o freio de mão puxado.Checklist de ferramentas!
Com o veículo parado adequadamente na via com as devidas sinalizações e preparativos, vamos começar! Primeiramente, além do estepe e triângulo, você vai precisar de uma chave de roda e um macaco hidráulico que irá suspender o veículo. Antes de suspender o veículo, afrouxe os parafusos, isso vai facilitar o seu serviço antes que você suspenda o carro, fazendo isso, você só irá precisar levantar o carro quando realmente for tirar a roda. Agora algumas dicas para vocês:- Se os parafusos estiverem muito difíceis de sair, aplique o peso de seu corpo contra a direção contrária, o deslocamento peso x força vai ser super útil nessa situação.
- Assim que retirar o pneu furado, coloque o mesmo abaixo do carro, pois, caso o macaco não suporte o peso e ceda, o impacto não será diretamente com o chão, o pneu pode te livrar de maiores prejuízos.