Tudo o que você precisa saber para calibrar os pneus do seu carro corretamente

  • por

Você sabia que calibrar os pneus corretamente é um dos fatores mais importantes para garantir segurança e economia ao seu veículo?

Muita gente só se preocupa com a calibragem na hora de pegar a estrada ou percorrer distâncias mais longas, mas a verdade é que calibrar os pneus corretamente faz uma grande diferença na direção e traz outros benefícios ao veículo.

Neste artigo detalhamos tudo o que você precisa saber para calibrar os pneus do seu carro corretamente.

Com que frequência calibrar os pneus?

Se você usa o seu carro diariamente, o mais recomendado é que a calibragem seja feita toda semana, pois com o uso o pneu tende a perder pressão.

Caso seu carro não seja utilizado todo dia ou não rode com tanta frequência, você pode calibrar os pneus a cada 15 dias.

De qualquer forma, evite passar mais de suas semanas sem calibrar os pneus, pois isso pode provocar o desgaste excessivo e diminuir a vida útil.

Por que é fundamental calibrar periodicamente?

Além de garantir a melhor dirigibilidade e aumentar a vida útil dos pneus, fazer a calibragem periódica da forma correta contribui para que o carro tenha um desempenho melhor e consuma menos combustível.

Separamos para você algumas dicas para calibrar os pneus corretamente:

 

Dica 1: Use a pressão indicada pelo fabricante

A primeira e mais importante orientação para calibrar corretamente os pneus é usar a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Se os pneus forem originais, o melhor é seguir as orientações da própria montadora. Essas informações estão presentes no manual do proprietário, e também podem ser encontradas na tampa que protege o reservatório de combustível ou no lado de dentro da porta (normalmente, na porta do motorista).

 

Dica 2: Calibre com os pneus frios

A calibragem deve ser feita preferencialmente enquanto o pneu estiver frio, ou seja, tenha rodado no máximo 3km.

Isso porque a pressão interna dos pneus cresce com o aumento da temperatura e isso influenciará na calibragem correta.

Quando está com pouca pressão, o pneu pode ter maior desgaste de suas bordas, aumentar o consumo de combustível e diminuir a sua longevidade.

 

Dica 3: Verifique se está carregando muito peso

Procure verificar o peso que seu carro está carregando. Quando há um aumento significativo no peso no veículo, é necessário maior pressão para que os pneus tenham bom desempenho.

Nesses casos, o ideal é aumentar a pressão dos pneus traseiros. Mesmo assim, é importante verificar as recomendações no manual do seu carro e seguir as orientações do fabricante.

Dica 4: Atenção especial se for viajar

Se você for viajar com o carro cheio de passageiros ou carregando muitas bagagens, é imprescindível fazer a calibragem de acordo com o peso do veículo.

Normalmente há uma indicação no próprio carro apontando a pressão ideal nessa situação. Essa informação também costuma constar no manual do proprietário.

Nesses casos, é recomendado que a calibragem correta dos pneus seja feita 3 dias antes da viagem.

Dica 5: Fique atento ao tipo de estrada

O tipo de estrada também pode influenciar na pressão ideal para fazer a calibragem do pneu.

Em estradas com lama ou areia, por exemplo, é recomendado baixar a pressão dos pneus para aumentar a superfície de contato com o terreno escorregadio.

Nesses casos, é importante lembrar de calibrar o veículo novamente após voltar ao asfalto.

Dica 6: Não esqueça do estepe

Na hora de calibrar os pneus, muitos motoristas costumam se lembrar apenas dos quatro pneus usados pelo carro e acabam esquecendo do estepe.

Para evitar que isso aconteça, procure criar o hábito de calibrar sempre o pneu do estepe, para que ele esteja em boas condições quando você precisar usá-lo, principalmente quando for dirigir em rodovias.

Neste caso, é recomendado usar uma ou duas libras a mais que o indicado pelo fabricante. Como o estepe costuma ficar guardado no porta-malas, ele pode esvaziar por não estar sendo usado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *