Cinco sinais que podem indicar problemas na pastilha do freio do carro

  • por

Entre os principais componentes de segurança de um veículo, as pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o automóvel.

Elas trabalham em conjunto com o disco de freio (que pode ser de diferentes tipos de material) e devem ser revisadas a cada 10 mil km rodados, para garantir a segurança e funcionamento correto do sistema de freio, diminuindo o risco de falhas e acidentes.

Por causa do calor gerado pelo atrito durante as frenagens, as pastilhas de freio costumam sofrer muito com desgaste, e alguns sinais indicam quando as pastilhas apresentam problemas e precisam ser trocadas.

Estes sinais não devem ser ignorados, pois o desgaste excessivo das pastilhas prejudica muito o funcionamento do sistema de freio, interfere na dirigibilidade e pode causar danos maiores. Sem falar nos riscos à segurança, uma vez que eventuais falhas no sistema de freio podem até causar acidentes graves.

Quando as pastilhas apresentam desgaste excessivo, é possível identificar a partir de alguns sinais que o carro dá durante a direção, especialmente no momento em que o freio é acionado.

Veja os 5 sinais mais comuns que podem indicar problemas na pastilha do freio do carro:

  1. Maior tempo de frenagem

Se você perceber falta de eficiência de frenagem, ou seja, notar que o carro está demorando a parar após o acionamento do freio, fique atento e procure verificar a condição das pastilhas.

  1. Pedal mais baixo

Outro indicativo de desgaste excessivo na pastilha é quando o pedal de freio parece estar mais baixo do que o normal. Quando você percebe essa mudança na altura do pedal, é um indicativo de que a pastilha está gasta demais e provavelmente precisará ser trocada.

  1. Ruído ao acionar o freio

Fique atento aos barulhos que o carro faz quando você aciona o freio. Quando a pastilha está muito desgastada, o contato do sensor de desgaste mecânico contra a superfície do disco de freio provoca um ruído alto.

Se o seu freio estiver muito barulhento, é provável que as pastilhas estejam apresentando problemas  e uma troca pode ser necessária.

  1. Luz no painel

Alguns veículos possuem uma luz no painel que indica quando a pastilha está desgastada e já não funciona corretamente.  Neste caso, fique atento a este marcador e, caso a luz acenda, procure uma oficina mecânica para substituir a pastilha de freio com urgência e evitar danos maiores no seu carro.

  1. Espessura inferior a 3mm

Na grande maioria dos carros, a espessura mínima das pastilhas de freio deve ser de 3 milímetros. Caso a pastilha esteja com um espessura menor, é sinal de que chegou a hora de trocar as peças!

Para ter certeza se o sistema de freio de seu carro está funcionando corretamente, o procedimento mais recomendado é levar o veículo a uma oficina mecânica ou a uma empresa especializada em revisão de freios e verificar a espessura das pastilhas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *