Com a chegada do verão, o número de batidas e acidentes de trânsito costuma aumentar bastante, especialmente nas regiões em que chove muito como o Centro-Oeste.
Em dias chuvosos e com pista molhada, a chance de colisão é maior, pois conduzir em pistas escorregadias impõe inúmeras adversidades até mesmo para motoristas experientes.
E até por isso a atenção precisa ser redobrada na direção. Veja alguns cuidados importantes que você deve ter em dias chuvosos e com pista escorregadia para dirigir com maior proteção.
1. Procure manter uma distância segura do veículo à frente;
Assim você reduz os riscos de colisão ou até de engarrafamento. Em locais com chuva e pista molhada, procure respeitar uma diferença de pelo menos 4 segundos para o veículo à sua frente.
2. Verifique as condições da pista: atenção especial para os jamelões!
Em muitas regiões de Goiás, por exemplo, a liberação do óleo produzido pelos jamelões nessa época pode deixar a pista ainda mais escorregadia e aumentar o risco de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas. Fique atento e diminua a velocidade se perceber problemas na pista!
3. Use os faróis baixos quando estiver dirigindo na chuva;
Se estiver chovendo, é preciso lembrar-se de acionar os faróis baixos para tentar melhorar a visibilidade. Essa medida também é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro para trafegar nas estradas.
Para dirigir na chuva com maior proteção, evite acionar a luz do farol alto, pois ela reflete diretamente nas gotas de água e isso prejudica ainda mais a visibilidade, tanto para o condutor como para os demais motoristas na via.
4. Saiba como agir em caso de aquaplanagem;
A aquaplanagem acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo, e isso causa a impressão de que o veículo está “deslizando” por alguns instantes.
Se isso acontecer, o procedimento ideal é manter o volante em linha reta e tirar o pé do acelerador, para poder retomar o controle de maneira estável e segura quando a aquaplanagem terminar. Nesses casos, evite acionar os freios, pois isso pode causar o travamento das rodas e gerar riscos de derrapagem e até capotamento.
5. Quando precisar diminuir a velocidade, faça de forma gradual;
Frear de forma repentina pode fazer com que o veículo derrape, dificultando o controle e criando um risco de batida ou até mesmo um acidente mais grave.
6. Evite fazer ultrapassagens com a pista molhada;
Em pistas escorregadias ou com a presença de chuva, tentar uma ultrapassagem envolve ainda mais riscos. Nesse caso, o mais recomendado é evitar ao máximo fazer ultrapassagens, principalmente em estradas de pista simples.
Quando estiver em uma via maior, e se a ultrapassagem for realmente necessária, é essencial ter os cuidados redobrados e sinalizar seus movimentos para minimizar os riscos.
7. Se possível, evite passar em trechos alagados;
Além da própria altura e força das águas, em trechos com alagamento é mais difícil saber se há a ocorrência de buracos ou outros obstáculos encobertos que podem dificultar a travessia e gerar grandes problemas. Seja responsável e analise bem a situação para definir se será viável passar por algum trecho alagado.
E, claro, procure observar se há outros carros atravessando o trecho ou não. Em caso de correnteza ou de profundidade que ultrapasse a metade da altura da roda, tentar atravessar o trecho alagado pode oferecer uma série de riscos.
8. Se for preciso, pare em um local seguro;
Em caso de chuva muito intensa, procurar um local seguro para parar o carro e esperar as condições melhorarem pode ser a melhor decisão para evitar problemas maiores.