A pandemia afetou a produção de automóveis, e fez com que os preços de veículos novos e usados disparassem. Com isso, muitos brasileiros tiveram que adiar os planos da troca de carro.
Se esse foi o seu caso, tenho uma boa notícia para você! Há uma tendência de normalização do setor automobilístico, e os preços de veículos seminovos já começaram a cair – principalmente devido à inflação e alta dos juros.
Então se você está planejando trocar de carro agora, se liga nessas dicas antes de fazer a sua escolha. Afinal, não basta apesar analisar se o valor do veículo cabe no seu bolso. Outros cuidados devem ser adotados para evitar problemas futuros.
5 dicas pra quem vai trocar de carro
-
Escolha o modelo do carro
A primeira dica é analisar em quais situações você usa o veículo e questionar o motivo da compra. Assim ficará mais fácil escolher o tipo de carro que realmente atende as suas necessidades com um bom custo-benefício.
Para uma pessoa solteira que utiliza o automóvel apenas para se deslocar no dia a dia, por exemplo, um modelo compacto e econômico pode ser uma boa opção. Já para um casal que tem filhos, o ideal seria um veículo mais espaçoso.
Por isso é fundamental que antes de trocar de carro, você analise a razão pela qual precisa do automóvel. Assim poderá tomar uma decisão mais assertiva!
-
Veja se cabe no seu bolso
Após escolher o modelo do veículo, é importante verificar se realmente ele está dentro do seu orçamento. Lembre-se que comprar um carro envolve gastos que vão além do valor do automóvel, como IPVA, manutenção e combustível.
Então faça os cálculos antes de efetuar a compra. Pesquise o valor do IPVA e licenciamento; quanto você vai gastar para encher o tanque; se o custo da manutenção é muito alto. Não vá pela empolgação, faça uma decisão racional!
-
Pesquise e compare os preços
Como o ditado já diz, a pressa é inimiga da perfeição. Então antes de comprar o carro, faça uma pesquisa de mercado para encontrar a melhor oferta. Compare o preço em diferentes lojas e veja quais benefícios cada uma oferece, como opções de pagamento.
E não esqueça de “chorar um desconto”. Tente negociar com o vendedor ou proprietário do veículo. Geralmente as pessoas divulgam o valor um pouco mais alto justamente para quem pede desconto. Isso pode trazer um alívio na entrada ou parcela.
-
Analise a conservação e depreciação do carro
Se você for comprar um carro zero quilômetros, fique atento à possível desvalorização do automóvel no mercado. Alguns veículos sofrem uma grande depreciação ao sair da concessionária. Então esse é um ponto importante a ser analisado.
Já se você for comprar um carro usado ou seminovo, não esqueça de olhar a conservação do veículo e a confiabilidade da loja ou proprietário do automóvel. Confira se está tudo certo com a documentação e informe-se sobre o histórico do carro: revisões, troca de peças, batidas.
-
Faça a proteção veicular
Você não vai pagar caro no veículo e correr o risco de perdê-lo, né?! Imprevistos acontecem a todo momento, seja no trânsito ou até mesmo com o veículo parado. Por isso a importância de ter a proteção veicular. Assim você poderá contar com auxílio em situações simples do dia a dia, como falta de combustível, e até mesmo mais complexas, como roubo ou perda total do veículo.
Proteção completa com bom custo-benefício
A Associação Múltipla é uma boa opção para você que quer proteger o seu veículo pagando um preço justo por isso. Além de proteção completa para seu carro ou moto, você ainda tem descontos em postos de combustíveis e estabelecimentos parceiros.
- Proteção contra colisão e danos a terceiros
- Proteção contra roubo e furto qualificado
- Assistência 24 horas em todo Brasil
- Proteção contra desastres naturais
- Proteção contra incêndio espontâneo
- E muito mais!
Ficou interessado? Clique aqui, faça uma cotação, e dirija protegido (a) em todo o brasil. São mais de 10 anos no mercado protegendo mais de 20 mil Associados(as).