De Clodovil a jeans: 6 versões esquecidas de carros nacionais - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Curiosidades, Notícias

De Clodovil a jeans: 6 versões esquecidas de carros nacionais

Chevette Jeans em preto e branco com os dizeres "Chevette Jeans: sonho ou pesadelo?".

Dos aficionados aos apenas curiosos, a verdade é que edições especiais de carros sempre dão um jeito de chamar a atenção das pessoas. Algumas vezes, no entanto, isso não acontece pelo melhor dos motivos, levando alguns veículos ao puro esquecimento assim que saem de linha.

Mas, como diria o sábio, a internet não perdoa: alguns carros diferentes no Brasil, mesmo fora das ruas, continuam sendo alvo do interesse de muita gente sempre que alguém lembra de suas histórias. Indo de uma homenagem ao estilista Clodovil Hernandes a uma escolha muito questionável de revestimento, confira 6 dessas versões bem peculiares que já figuraram no mercado nacional:

1. Chevrolet Agile Wi-Fi

Imagem: Chevrolet / Divulgação

Hoje em dia, estar conectado a todo tempo e em todo lugar é uma realidade em modelos das mais diferentes fabricantes — incluindo aí a Chevrolet, que apresenta a funcionalidade em linhas como Onix, Montana e Equinox e também foi a pioneira na conectividade à internet dos carros nacionais.

No ano de 2011, foi lançado o primeiro modelo brasileiro a contar com internet a bordo: o Agile Wi-Fi. Com apenas mil unidades produzidas, a única forma de diferenciá-lo da versão regular era o pequeno adesivo com o logo da rede sem fio na coluna C. Para garantir a conexão, era necessário instalar um roteador que era enviado pela TIM em até 20 dias depois da compra.

2. Toyota Etios Cross

Imagem: Jason Vogel / O Globo

Com apenas cinco anos de vida, de 2013 a 2018, o Etios Cross foi a tentativa da Toyota de trazer uma atmosfera mais aventureira ao compacto, seguindo a linha que nos levou a modelos como o Renault Sandero Stepway e o bem estabelecido Volkswagen CrossFox. Só que um aspecto encalhou as impressões sobre ele: sem meias palavras, a versão Cross é considerada… feia.

Além disso, não é como se ele fosse um carro realmente feito para além dos centros urbanos. Mesmo com alterações e inclusões como rodas de raio mais largo e barras longitudinais no teto, o modelo fez pouco em questão de performance para justificar sua presença no mercado e acabou apenas como uma das tantas curiosidades automotivas na história brasileira.

3. Chevrolet Monza Clodovil

Imagem: Chevrolet / Divulgação

Um dos maiores nomes da moda brasileira, Clodovil Hernandes foi homenageado em 1982 com um Monza para chamar de seu. Ele veio na mesma toada de iniciativas como o AMC Hornet X Gucci e as edições Givenchy e Cartier do Lincoln Continental Mark V, tendo como objetivo atrair o público feminino.

O Monza Clodovil, idealizado pela concessionária paulistana Itororó, contava com a assinatura do estilista na parte interna do vigia traseiro, as iniciais CH nos bancos de couro preto e todas as opções de cores metálicas ou perolizadas. Só que essa festa virou um enterro quando foram vendidos apenas 12 exemplares — em estimativas otimistas.

4. Fiat Uno College

Imagem: Fiat / Divulgação

Pensadas para o público jovem, as 1500 unidades da série especial chamam a atenção pela sua escolha pouco ortodoxa de cores: os detalhes em vermelho figuravam tanto na versão azul quanto na branca, assim como um adesivo de zíper sendo aberto na carroceria.

Toda essa brincadeira com a cultura universitária também chegou ao interior do Uno College: os porta-objetos atrás dos bancos, também com detalhes vermelhos, simulavam os bolsos de uma mochila.

5. Fiat Uno Mille SX Young

Imagem: Fiat / Divulgação

Não ache que o College, de 2014, foi a única tentativa de rejuvenescer o Fiat Uno: nos anos 90, a versão Young continuou as boas vendas da linha Mille, mas trazendo consigo opcionais muito… arrojados, para dizer o mínimo:

6. Chevrolet Chevette Jeans

Imagem: Chevrolet / Divulgação

Um veículo completamente revestido em jeans parece algo saído de um sonho (ou um pesadelo, a depender de para quem você pergunta), mas acredite: aconteceu, e aqui no Brasil!

A Chevrolet, que já apareceu nesta lista outras duas vezes, buscou o público jovem em 1979 com esse que é um dos carros brasileiros raros mais peculiares à primeira vista, contando com acabamento interno no tecido azul que é febre desde aquela época. Ainda assim, a clientela não se interessou muito pela novidade fashion e ele foi produzido até dezembro daquele ano, chegando a 9 mil unidades.

Carros diferentes por todo o país

Em feiras automotivas, encontros de clássicos, sites especializados… versões estranhas de carros existem aos montes para quem sabe onde procurar. E eles, assim como qualquer veículo, merecem uma boa dose de dedicação para continuarem sendo prova viva da história dos automóveis no Brasil.

A Associação Múltipla é referência quando o assunto é cuidar de seu carro na correria do dia a dia. Clique no banner abaixo e saiba como garantir que seu veículo não caia no esquecimento e esteja sempre sob nossa proteção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.