Deixar o carro estacionado por muito tempo debaixo de um sol forte é um drama para muitos motoristas.
Isso porque o clima quente e a grande exposição aos raios ultravioletas podem causar alguns danos ao carro com o passar do tempo.
Além de danificar a pintura, o sol pode prejudicar o interior do veículo, como os bancos, as partes de plástico, puxadores e o painel.
Como proteger o carro dos efeitos do sol?
Especialmente nesses tempos de muito calor e sol forte, é importante ter alguns cuidados para minimizar os efeitos dos raios solares no carro.
Confira a seguir 5 dicas simples para proteger seu carro e evitar que a exposição aos raios solares causem danos na lataria e no interior do veículo.
1. Estacione na sombra sempre que possível;
Essa primeira dica é meio óbvia, não é mesmo? É claro que muitas vezes não é possível, mas procure estacionar na sombra sempre que tiver oportunidade.
Dessa forma você escapa da exposição direta aos raios de sol, e isso ajuda a evitar que o painel e bancos de couro apresentem “rachaduras” com o tempo!
2. Utilize um protetor solar no para-brisa;
O bom e velho protetor solar de para-brisa (geralmente feito de papelão) pode minimizar os danos causados pelo sol quando não é possível estacionar na sombra.
Ao utilizar este equipamento, você protege os painéis, os bancos e o volante do veículo dos efeitos do sol forte.
3. Procure hidratar os bancos;
Quando o carro fica muito exposto ao sol forte, os bancos podem começar a apresentar um aspecto envelhecido. Para evitar o ressecamento dos bancos, o ideal é utilizar algum produto específico para fazer a hidratação dos assentos.
No caso dos bancos de couro, há produtos que ajudam a manter a textura natural, hidratando e mantendo a qualidade do material.
4. Utilize uma cera protetora na lataria;
A exposição prolongada ao Sol combinada com sujeiras (poeira e outros resíduos) pode danificar a pintura e causar manchas na lataria do carro.
Por isso é recomendada a aplicação de uma boa cera protetora ou selante sintético de qualidade a cada 15 dias.
Além de aumentar o brilho da lataria, estes produtos também filtram os raios solares, evitando o ressecamento.
5. Use uma capa de proteção
Ideal para quem não possui garagem coberta ou precisa deixar o carro estacionado no sol por muito tempo todos os dias, a capa protege a pintura e as partes internas do veículo, como os bancos e o painel, por exemplo.
Há várias opções de capas de proteção no mercado, sendo que os modelos que são térmicos, produzidos de polietileno especial texturizado e com forração total, são os mais indicados.
Outras opções para proteger seu carro dos efeitos do sol
Além destas 5 dicas que compartilhamos acima, você também pode recorrer a outras técnicas um pouco mais complexas para proteger o seu carro dos efeitos do sol, como a cristalização, o envolopamento e vitrificação.
A cristalização consiste na aplicação de uma resina protetora sobre a lataria e garante maior durabilidade à pintura, além de evitar que os raios solares atinjam o verniz original do veículo.
Já o envelopamento é uma técnica que protege o carro a partir da aplicação de um adesivo plástico de alta resistência sobre a lataria para impedir os danos dos raios ultravioletas (UV) na pintura do veículo.
Geralmente o PVC Vinil é o material mais utilizado para fazer o envelopamento, mas há outras opções no mercado. O envelopamento com poliuretano, por exemplo, é transparente e mantem a cor original do veículo, além de proteger mais que o de vinil.
Outra técnica muito utilizada por quem busca minimizar os efeitos do sol no carro é a vitrificação, que consiste na aplicação de um produto químico popularmente conhecido como vitrificador de pintura ou vitrificador 9H.
Neste caso, cria-se uma minúscula camada de vidro sobre a lataria que preserva a originalidade do verniz, aumentando a vida útil da pintura e o brilho da lataria.
Top esse artigo, encontrei por acaso porém me interessou
muito………
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.