Cuidados no trânsito na volta às aulas escolares - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Dicas Múltipla, Notícias

Cuidados no trânsito na volta às aulas escolares

Além de gerar o reencontro entre alunos e professores, a volta às aulas também traz um maior volume de veículos nas ruas, principalmente perto das escolas. Acontece que esse aumento no fluxo de carros, motos, ciclistas e pedestres exige uma atenção redobrada para garantir a segurança de todos os envolvidos. Nesse sentido, quais cuidados são necessários tomar? Como pai ou mãe, como você pode colaborar com o trânsito na hora de levar seu filho à escola? E quais as ações dos órgãos públicos voltadas para essa situação? Vamos aprender no decorrer deste artigo.

Limite de velocidade

Em áreas próximas a escolas, a redução de velocidade é mais do que uma recomendação; é uma necessidade. A segurança de crianças e adolescentes que transitam pelo entorno escolar depende, em grande parte, do respeito ao limite de velocidade estabelecido. Muitos casos já provaram que é mais comum ocorrerem acidentes quando os motoristas não ajustam a velocidade do veículo às zonas escolares, o que acaba colocando em risco a vida de estudantes e pedestres.

Locais de estacionamento

Esse aqui é um tópico bem polêmico. Isso porque estacionar o veículo em um local apropriado perto das escolas é muitas vezes desafiador. Tanto é que, visando a praticidade, alguns pais acabam estacionando em locais proibidos, como faixas de pedestres e áreas de embarque e desembarque de alunos. Mas fique atento, pois essa atitude considerada “simples” contribui para congestionamentos e aumenta os riscos de acidentes. Assim, não custa reforçar: o melhor a fazer é estacionar em lugares permitidos, mesmo que isso signifique andar um pouco mais a pé para chegar na entrada da escola.

Agora vai uma dica: sempre que possível, tente utilizar o transporte público, a bicicleta ou até organizar uma carona solidária. Isso ajuda a reduzir a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, alivia o estresse dos horários de pico. Além disso, pensando no aspecto da interação social, a carona pode reforçar laços entre as crianças que fazem esses trajetos juntas. Isso sem falar no impacto positivo para o meio ambiente, afinal, menos carros nas ruas significa menos emissão de gás carbônico.

Respeito à sinalização

A sinalização de trânsito em áreas escolares tem um objetivo bem claro: garantir a ordem e a segurança. Porém, infelizmente muitos condutores ignoram essas indicações, colocando em risco não apenas o próprio bem-estar, mas também o de toda a comunidade escolar. Por isso, tenha consciência. Faixas de pedestres, placas de pare e semáforos devem ser respeitados rigorosamente. Lembre-se que não obedecer a  sinalização contribui para a ocorrência de acidentes graves.

Campanhas educativas

Frequentemente, tanto órgãos de trânsito quanto os especialistas da área trazem orientações sobre a importância de promover mais segurança nas vias, principalmente durante feriados, viagens e comemorações. E na época do retorno às aulas, não é diferente. Por exemplo, atualmente o Detran em Goiás está promovendo a campanha “Volta às Aulas”, algo que já se tornou tradição. O intuito é justamente enfatizar o respeito no trânsito perto das escolas e sensibilizar pais, professores e estudantes. Essa ação educativa começou no dia 22 de janeiro e segue até o próximo dia 31. Veja os detalhes da programação clicando aqui.

Cada atitude conta

Portanto, fica claro que a tranquilidade no trânsito durante a volta às aulas é um compromisso coletivo que requer atenção e cooperação de todos os envolvidos, desde os motoristas até os pedestres. Ao adotar práticas responsáveis e seguir as orientações das autoridades, conforme explicado acima, podemos garantir mais proteção para a comunidade escolar e contribuir para a redução do número de acidentes. Tenha certeza de que a sua atitude faz uma enorme diferença. Vamos juntos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: