Entenda a diferença entre Proteção Automotiva e Seguro

Ter uma proteção veicular para o seu carro não é um luxo, é uma necessidade. Principalmente em Goiânia, onde as estatísticas de furto e roubo de veículos têm nos revelado números alarmantes. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, são roubados ou furtados por dia, em média, 16 carros na capital. Infelizmente, muitos desses proprietários não conseguem recuperar seu veículo. É dor de cabeça na certa!
Se você não quer fazer parte desse grupo que não se preveniu, então precisa se precaver hoje mesmo. E para ajudar você a fazer a escolha certa, neste artigo a Associação Múltipla vai mostrar para você a diferença entre seguro e proteção veicular. Vamos lá?

Diferença entre seguro e proteção veicular

Proteção veicular

  • A proteção veicular tem uma característica interessante: é formada por meio de associações que visam ao benefício mútuo. Isto é, os associados contribuem com uma taxa mensal – que é estipulada de acordo com as demandas de todos os integrantes. Ou seja, é feito o rateio dos custos entre os beneficiários, o que deixa o valor da contribuição bastante convidativo. Quanto maior o número de pessoas protegidas por uma proteção veicular, menores serão as taxas. Vale lembrar que as associações não têm fins lucrativos, portanto, é do interesse de todos que as mensalidades sejam convidativas.
  • A proteção veicular preza pela agilidade da resolução de todos os casos de acidente ou roubo. E isso só é possível porque não é preciso passar por todas as etapas exigidas por um seguro – e elas são muitas. São esses processos que dificultam o ressarcimento ou a assistência necessária no ato do acionamento do seguro. E todos sabemos que a burocracia é um empecilho para o bom andamento da vida, em todos os sentidos. Por se tratar de um fundo financeiro, os associados são responsáveis pela divisão dos gastos.

E as diferenças entre seguro e proteção veicular não param por aqui…

  • Outra diferença entre seguro e proteção veicular é que não existe cobrança de taxas extras para terceiros cadastrados como motoristas. Tampouco tem influência sobre o valor da proteção veicular a faixa etária do condutor.
  • Questões como local da residência, ou se conta ou não com a comodidade de uma garagem em casa, também não são relevantes. Para as associações de proteção veicular, o seu bem-estar é o que importa. Nenhum dos associados passará por qualquer tipo de constrangimento no ato da adesão. Todos são bem-vindos, sem exceções.
  • Não há taxas de franquias, existe cota de participação. Se você precisa da sua proteção veicular, ela estará pronta para te ajudar. Simples assim. E isso não significa que os benefícios serão menores se comparados ao seguro automotivo. Vale lembrar que existe proteção para caso de perda total, guinchos, carro reserva, fenômenos naturais, como enchentes, e até mesmo incêndios. No final das contas, você economiza e ainda conta com uma ampla lista de benefícios a seu favor.

Leia o regulamento com bastante atenção e evite dores de cabeça

Se filiar a proteção veicular oferece muitas vantagens. Entretanto, é preciso ficar bastante atento aos pontos do Regulamento para não cair em armadilhas. Pesquise antes de escolher a sua, peça indicação de amigos, pois, infelizmente, existem muitas associações que não são transparentes.
Este não é nosso caso. A Associação Múltipla está no mercado desde 2012, e nos orgulhamos de poder afirmar que nossos associados estão plenamente satisfeitos com a nossa filiação e com a transparência com que conduzimos todas as tratativas em casos de acidente ou roubo. Conheça um pouco mais sobre a nossa história aqui.

Diferença entre seguro e proteção veicular: conheça um pouco mais sobre os seguros automotivos

Seguro automotivo

  • A principal diferença entre seguro e proteção veicular é que no caso do seguro automotivo, as empresas ficam responsáveis pelos carros. Isto é, ficam à vontade para aplicar valores anuais, reajustados, baseados nos riscos de possíveis roubos, furtos ou colisões.
  • Existe diferença dos valores praticados de acordo com a faixa etária. Ou seja, jovens do sexo masculino pagam mais em comparação com as pessoas mais velhas. E por que isso acontece? Porque as seguradoras observam as estatísticas do Ministério da Saúde, que apontam essa parcela da população como menos prudente e mais vulnerável a acidentes ou outras situações de risco no trânsito.
  • É cobrada a taxa de franquia. Ela é referente à participação do segurado no momento do acidente quando não há perda total.
  • Em caso de sinistro assim denominado na Seguradora, é necessário comprovar a culpabilidade das partes e como foi que ocorreu. Essa etapa pode requerer vários papéis e tornar a operação bem demorada! Por isso, é recomendável ter um corretor que possa auxiliar o cliente e se ocupar da parte burocrática do processo, assim com na Associação de Proteção Veicular.

As seguradoras são bastante criteriosas antes de ressarcir o segurado

  • As coberturas são previamente definidas e são aplicadas taxas diferenciadas. Neste caso, como a seguradora é a responsável pelo carro, ela fará uma investigação minuciosa antes de liberar o valor total em caso de sinistros, roubos ou furtos. Por exemplo, se no ato da contratação você informou que, durante o dia seu carro fica numa garagem enquanto você trabalha, mas na análise da seguradora foi verificado que o veículo foi furtado no período em que deveria estar guardado, certamente ela se recusará a cumprir com sua parte. Jamais minta ou dê informações imprecisas, mesmo que isso signifique aumento no valor do seguro. Não vale a pena se arriscar a pagar por um serviço que não será útil quando você precisar, não é verdade?
    Nas Associações o associado deve seguir o Regulamento*, cumprir com os seus deveres e obrigações citados no termo para garantir a proteção.
  • Se alguma irregularidade for constatada, o motorista perde o direito do ressarcimento, assim com na Associação de Proteção Veicular. Além disso, pode ser penalizado criminalmente.

 

Agora que já sabe a diferença entre seguro e proteção veicular, pode fazer a escolha que julgar mais adequada ao seu perfil. A Associação Múltipla está sempre à disposição para sanar quaisquer outras dúvidas que você possa vir a ter. Para isso, entre em contato com um de nossos representantes. Assim, você se certifica sobre nossa idoneidade e poderá fazer parte da associação de proteção veicular que mais cresce em Goiânia. Conheça todos os benefícios oferecidos clicando aqui  ou fale agora mesmo com um de nossos consultores.

*Consulte o Regulamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *