O que você precisa saber antes de pegar a estrada: veja dicas para dirigir com proteção

  • por

Entre janeiro e fevereiro, muitas pessoas aproveitam para tirar férias e viajar com a família ou amigos.

Se você planeja viajar de carro, deve tomar alguns cuidados em relação ao veículo e ao transporte dos passageiros.

Veja a seguir 6 dicas e orientações importantes para rodar na estrada com maior proteção.

1. Faça uma revisão completa no carro;

Antes de pegar a estrada para uma viagem de carro, tenha em mente que é fundamental realizar uma revisão completa no seu veículo para evitar imprevistos no caminho.

Procure fazer a calibragem correta dos pneus, realizar o alinhamento e o balanceamento, fazer a manutenção dos freios, verificar as condições dos pneus, repor água no radiador e verificar os itens de segurança.

  1. Respeite as sinalizações e limites de velocidade da via;

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes nas rodovias. Para dirigir com segurança, fique atento e respeite as sinalizações da via, bem como os limites de velocidade.

Por isso, tenha em mente que os radares não estão ali apenas para aplicar multa, mas para sinalizar de que aquele trecho é perigoso e merece atenção. Por isso, respeite os limites de velocidade para dirigir com segurança sempre.

  1. Muita atenção na hora de fazer ultrapassagem;

Quando precisar fazer uma ultrapassagem, tenha muito cuidado e redobre a atenção. Nunca esqueça de usar a seta e olhar os retrovisores antes de tentar ultrapassar na estrada, para ter certeza de que o caminho está livre e que a ultrapassagem poderá ser feita com segurança.

Quando tiver um veículo de grande porte à sua frente, como caminhão ou ônibus, redobre a atenção e lembre-se de calcular se é possível fazer a ultrapassagem sem correr riscos de colidir com outro carro na pista contrária.

  1. Utilize as luzes do veículo corretamente;

Antes de iniciar uma viagem, procure fazer uma inspeção em todas as lâmpadas do veículo. Afinal, as luzes são essenciais para dirigir na estrada, especialmente quando estiver à noite.

Além de reduzir a visibilidade do motorista, a falta de luminosidade natural pode atrapalhar a compreensão das placas e “esconder” situações de maior perigo, como curvas acentuadas, obstáculos na via ou a presença de pedestres e/ou ciclistas na estrada.

Se possível, carregue sempre no carro um conjunto completo de lâmpadas, com ao menos dois exemplares de cada tipo, caso precise fazer a troca.

  1. Procure reduzir a velocidade nas curvas;

Algumas rodovias apresentam muitas curvas e declives, o que geralmente dificulta a ação dos motoristas – principalmente em dias de chuva e neblina.

Para evitar imprevistos e diminuir o risco de acidentes na estrada, procure reduzir a velocidade quando for entrar em uma curva.

Além disso, ao fazer uma curva é importante que você mantenha as duas mãos ao volante e não faça nenhum tipo de ação brusca, pois a força exercida sobre o veículo nesses trechos pode jogar seu carro para fora da pista.

  1. Evite dirigir se estiver muito cansado ou com sono;

Antes de pegar a estrada, tão importante quanto os cuidados com o carro, são os cuidados com o corpo. Evite dirigir em rodavias se estiver muito cansado ou sentindo sono.

Se você já estiver na estrada e sentir cansaço ou sono, é recomendado fazer uma pausa no percurso para recarregar as energias antes de continuar a viagem. Muitos acidentes ocorrem justamente por imprudência e falta de atenção dos condutores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *