Os carros voadores realmente estão vindo? - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Os carros voadores realmente estão vindo?

Se você quisesse parar de ler aqui eu te responderia bem rápido: sim, os carros voadores estão vindo. Porém você precisa entender um pouco mais do que precisa acontecer antes que isso de fato se torne realidade. 

O tópico “carros voadores” está se popularizando bastante nos últimos dias, mas ainda existe um grande caminho a ser percorrido. Então podemos esperar pois ainda teremos carros voadores, porém, vai demorar um pouco.  

Vamos entender melhor um pouco da situação atual, o que precisa e o que vai acontecer até que tudo vire realidade.

O que são os carros voadores? 

“Carro voador” é o termo popular com que chamamos os eVTOLs, que significa “Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem Vertical”. Vamos confessar que “carro voador” é bem, melhor. 

“Carro” vem da questão da mobilidade que os veículos prometem, principalmente em centros urbanos muito movimentados. Sem contar que muitos dos projetos apresentam apenas quatro lugares para passageiros e um para o motorista, tal como um carro. 

Se fizermos uma análise superficial, os eVTOLs parecem mais com helicópteros do que com carros de fato, a principal diferença é que nenhum eVTOL é programado para viagens de longa distância. O máximo de autonomia apresentado até agora foi de 100 km.

Carros voadores se assemelham mais a helicópteros do que carros

Em que pé está? 

Vale levar em consideração que existe todo um processo para que um projeto saia do papel para execução e não estou falando apenas de carros voadores. Não dá para apenas dizer que acabou de criar um carro voador e sair comercializando. 

Existe toda uma regulamentação envolvida e no caso dos carros voadores complica um pouco mais para o lado deles. Ainda não se sabe ao certo qual será o órgão regulamentador desses veículos, por exemplo. 

Para os carros e motos nós temos os DETRANs, no caso dos eVTOLs quem seria o responsável? 

EVE, empresa afiliada da EMBRAER , com o primeiro projeto brasileiro

A EVE, empresa do ramo de mobilidade da EMBRAER, é uma das principais “competidoras” nesse mercado. Somando mais de 3 mil encomendas mundo afora, a empresa já se manifestou aberta à sugestões para regulamentação dos seus veículos voadores, desde a fase inicial do projeto quanto à apresentação de projetos de mobilidade. 

E como será? 

Assim como a entrada dos veículos elétricos no mercado automotivo foi um tanto quanto assustadora à primeira vista, não pense que com os carros voadores será diferente. 

Ainda estamos na “pré-história” desse movimento, muita coisa precisa ser feita ainda. Cidades precisam se adaptar, motoristas (ou será que nesse caso serão pilotos?) precisam reaprender todo o processo e, de antemão, não pense que você poderá comprar um carro voador e sair por aí costurando o trânsito pelo ar, as primeiras encomendas são exclusivamente para empresas do ramo de mobilidade urbana. Você vai ter que esperar um pouquinho mais.

A primeira remessa dos carros voadores da EVE, a fabricante brasileira, estão para 2026, até lá, várias cidades deverão se programar e reformular suas “vias aéreas” para poder comportar essa demanda que está por vir. 

E para finalizar, Goiânia será a primeira cidade do Brasil a ter um heliponto para carros voadores, nos resta esperar!

Goiânia tem o primeiro projeto de heliponto para carros voadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: