Para quê servem os sensores veiculares - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Para quê servem os sensores veiculares

Não é difícil entender para quê servem os sensores veiculares, o que pode se tornar complicado é sair contando quantos têm por todo carro, acredite, são muitos e você precisa de todos eles. 

Talvez você não saiba, mas você está fazendo uso de vários deles a cada momento que você está com seu carro ou moto. Desde o momento que você abre a porta até o momento que você desliga o motor. 

A importância, a necessidade e a razão deles estarem ali trabalhando por você é o que nós vamos falar hoje. 

O que são esses sensores? 

Com a evolução dos veículos, novas tecnologias foram surgindo ao longo dos anos da indústria. Muitas das inovações vieram para trazer mais conforto e mais proteção para o motorista ou piloto.

Um exemplo clássico são os cintos de segurança, os primeiros carros não tinham o equipamento de segurança de fábrica, o primeiro a trazer a novidade foi o Saab GT750. Hoje o cinto de segurança é obrigatório em qualquer modelo.

Para quê servem os sensores veiculares
Saab GT750, o primeiro carro com cinto de segurança de fábrica

Imagine nos dias de calor em que você precisa dirigir, já imaginou se não existisse ar condicionado? 

Pois é, por mais que seja um item que muita gente considera como essencial, essa novidade só foi aparecer para os carros em meados dos anos 1940. 

Para quê servem os sensores veiculares
Imagine um mundo sem ar condicionado nos carros

Os sensores, assim como vários componentes nos veículos atuais, são reflexos da constante inovação no mundo automotivo. Uma certeza que nós podemos ter é: isso não vai parar, sempre virá algo para nos surpreender.

E para quê servem os sensores? 

De uma maneira geral, os sensores automotivos funcionam de maneiras separadas para atribuir a funcionalidade perfeita do seu veículo, seja ele um carro ou uma moto. 

Como dissemos antes, eles estão por todo o veículo, principalmente nas gerações mais modernas. Os sensores trabalham monitorando as atividades dos componentes e enviando os dados para o ECU, que funciona como uma central de captação de informações do veículo.

Muitos dos carros mais modernos apresentam sinais mais claros, com mensagens escritas e específicas, mas com certeza você vai saber do que se trata quando olhar no painel do e ver uma luz acesa.

Além de monitoramento, os sensores trabalham em conjunto com o motorista para sempre ficar alerta, seja de maneira preventiva ou corretiva. 

Para quê servem os sensores veiculares

E o que esperar do futuro? 

O futuro reserva uma constante inovação e não só para sensores em específico, mas para todo o mercado automotivo

Tecnologias novas e inovadoras surgem a cada momento e acredite, serão necessários sensores. A tecnologia que mais chama atenção hoje em dia é a direção autônoma desenvolvida pela Tesla.

Para quê servem os sensores veiculares

Se você já acha que um carro comum tem tantos sensores, imagine o quanto é preciso para construir um carro que dirige sozinho?

Para quê servem os sensores veiculares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: