Tudo muda, tudo se adapta e com o mundo dos automóveis não seria diferente, hoje falaremos um pouco sobre as tendências para o design automotivo para os próximos anos.
O Design Automotivo
Desde os primórdios de sua criação, o automóvel é sinônimo de descoberta, inovação e imaginação. Para aqueles, como nós, apaixonados por carros, é viva na memória várias linhas, designs que prometeram o futuro que queríamos para os carros.
O automóvel foi por anos um símbolo de conquista e ousadia, é de se imaginar que essa figura fosse incentivo para a descoberta.
Cada montadora quis que seu veículo fosse ao topo, isso fez com que várias inovações e tendências fossem criadas ao longo do tempo. Houveram várias tecnologias do passado que foram consideradas à frente do seu tempo e acabaram se perdendo pela história.
Um exemplo foi o Chrysler TC ou Turbine Car, que era movido por uma…turbina, como o nome já diz.
A montadora quis se destacar na época, em 1962, com um veículo que fosse mais fácil de manter, com um conceito único e bem ousado. O TC não foi levado tão a sério, resultando em apenas 50 unidades produzidas.
Existem aquelas ideias que foram consideradas à frente do seu tempo da qual foram criadas e hoje em dia são itens essenciais.
Um exemplo de hoje em dia, onde carros elétricos são considerados o futuro das ruas do mundo inteiro mas lá por volta dos anos 1890 já existiam carros que funcionavam com energia elétrica , eles foram substituídos pelos veículos à combustão por serem considerados uma ideia “antiquada”.
As tendências para o futuro
O design automotivo no passado focava apenas em funcionalidade. E para que algo fosse considerado um carro era necessário apenas um banco e quatro rodas. Carroceria? Opcional.
Uma palavra que lidera o design automotivo nos dias de hoje é “adaptabilidade”.
Marc Lichte, Designer-chefe da Audi, diz que no futuro os carros deverão se ajustar aos seus consumidores e não ao contrário. Isso envolve tudo, desde carrocerias mais aerodinâmicas para redução de consumo, aplicações de tecnologias para mais conforto etc.
Tecnologia, ou melhor: tecnologias, no plural, elas são o principal motor para o avanço na indústria automotiva.
Novidades tecnológicas surgem a cada momento e a necessidade de inovação empurra todos os fabricantes a procurar sempre mais e mais. Seja com a Tesla e seu carro completamente autônomo…
…ou a Koenigsegg que conseguiu encontrar um modo de fazer um motor de mais de 1000cv, capaz de levar o modelo Regera a mais de 400 km/h usando uma caixa de câmbio com apenas uma marcha.
Tecnologia, adaptabilidade e sustentabilidade, são os três pontos cardeais que guiarão o futuro da indústria automobilística. Fizemos um conteúdo falando sobre sustentabilidade e carros elétricos, você pode conferir clicando aqui.
O que não vai sair de moda nunca?
Os carros vão mudar, vão se adaptar aos motoristas e o que não vai sair de moda nunca é a necessidade de andar pelas ruas com proteção veicular.
Ainda teremos trânsito, ainda estaremos sujeitos a imprevistos e, pode passar o tempo que for, contar com a sorte não é um bom negócio. Ora, não era um bom negócio nem em 1897, onde nem tínhamos tantos carros e o poeta Olavo Bilac conseguiu dar perda total em seu carro.
Proteção Veicular é uma necessidade para todos aqueles que possuem um veículo e andar protegido é pensar no futuro.