Cuidados para dirigir na chuva - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Dicas Múltipla, Proteção Veicular

Cuidados para dirigir na chuva

Nesta época de chuvas, é necessário redobrar os cuidados no trânsito. A fim de garantir mais segurança e bem-estar, tanto motoristas quanto motociclistas e pedestres precisam ser conscientes e evitar riscos. Por exemplo, neste início de ano em Goiás tem ocorrido chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento e raios. Tanto é que, vez por outra, os órgãos ligados ao clima emitem alertas de temporal. Assim, neste artigo vamos explicar alguns cuidados que você precisa ter para dirigir na chuva e seguir sua rota com tranquilidade.

Reduza a velocidade

A aderência dos pneus à pista é reduzida em condições de chuva, aumentando assim o risco de aquaplanagem e perda de controle do veículo. Por isso, ao trafegar em um dia chuvoso, o ideal é diminuir a velocidade para evitar acidentes. Por exemplo, se a velocidade máxima de uma via é de 50 km/h, recomenda-se dirigir a 40 km/h. Para quê ter pressa, não é mesmo?

Mantenha uma distância segura

É recomendado que os motoristas sempre mantenham uma distância segura do veículo que está à frente na pista. Em situações normais, essa distância é de dois segundos. Porém, para veículos com mais de seis metros de comprimento ou debaixo de chuva, o tempo de contagem aumenta para três segundos.

Afinal, como é feito esse cálculo? Primeiro, escolha um ponto fixo à margem da via, como uma placa ou árvore. Segundo, quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar. Conte dois segundos pausadamente. E aqui vai uma dica: conte seis palavras em sequência, como “cinquenta e um, cinquenta e dois”. Note que você utiliza o “cinquenta” apenas para garantir que gastará um segundo para contar cada número. O mesmo vale para a regra dos três segundos.

A distância entre o seu veículo e o que vai à frente será realmente segura se o seu carro passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos (ou três segundos, caso esteja chovendo).Se não der certo, reduza a velocidade e faça uma nova contagem. E então, sabia dessa curiosidade?

Pneus e balanceamento do veículo

Além de manter os pneus devidamente calibrados, também é importante ficar atento ao prazo de validade deles. Como assim? Cada pneu tem um prazo de validade de cinco anos, período que pode ser acompanhado naquelas informações que ficam na lateral do arco. E olha só que interessante: mesmo quando o veículo não é utilizado com frequência, é necessário acompanhar a vida útil do pneu, já que sua borracha pode ressecar. Um outro cuidado é manter o balanceamento do automóvel em dia, pois isso serve para alinhar e distribuir de forma correta os pesos entre todos os lados da carroceria.

Outras dicas importantes

Ao dirigir na chuva, mantenha os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia. E por quê? Isso ajuda a aumentar a visibilidade tanto para você quanto para os outros motoristas. Outro ponto importante é evitar freadas bruscas e mudanças de direção muito rápidas. Assim, procure manobrar o veículo de forma suave e com antecedência, sempre sinalizando claramente suas intenções aos outros motoristas. Então, nada de esquecer a seta, viu?

Chuvas em Goiás

Em Goiás, as chuvas podem trazer uma série de desafios adicionais para os motoristas, sendo um deles a questão dos alagamentos. Por exemplo, na cidade de Goiânia, existem alguns pontos propensos para isso, tais como: a Avenida T-9, no trecho próximo ao Carrefour; a Rua 87, no Setor Sul; e o viaduto da Avenida H, no Jardim Goiás. Vale ressaltar outros perigos decorrentes das fortes chuvas, como quedas de árvores e de energia, o que também podem causar acidentes no trânsito.

Assim, motorista, procure ter alguns cuidados específicos. Ao se deparar com uma área alagada, o ideal é não passar por ela. Mude sua rota ou então espere em um ponto seguro. Em casos de enchentes, o motociclista é o sujeito que corre mais riscos, pois facilmente pode cair da moto, se machucar ou até ser levado pela água. Portanto, você que é motociclista, fique atento(a)! 

Proteção Veicular

Lembre-se que ter uma boa proteção veicular é o melhor jeito de cuidar do seu veículo! Por exemplo, a Associação Múltipla oferece proteção completa – contra roubo, furto qualificado, colisão e também contra desastres naturais*. Essas calamidades envolvem alagamentos, quedas de árvores e até chuvas de granizo.

Além disso, o Associado(a) Múltipla também desfruta da melhor Assistência 24h do Brasil, o que inclui serviços de guincho, recarga de bateria, auxílio por falta de combustível, troca de pneu e assim por diante. Então, seja responsável e siga todas as dicas dadas acima. Mais do que isso – feche sua proteção veicular e dirija 100% tranquilo(a) em todo o Brasil, faça chuva ou faça sol!

*Consulte condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: