Mulheres geniais no mercado automotivo - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Mulheres geniais no mercado automotivo

Na próxima sexta, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Assim, resolvemos trazer uma lista com 5 mulheres geniais que revolucionaram o mercado automotivo. Para entendermos melhor o contexto histórico, citaremos exemplos de várias épocas diferentes. Seja nas pistas, seja nos bastidores, esses casos mostram como o talento feminino é verdadeiramente inspirador.

Mary Anderson – Inventou os limpadores de para-brisa em 1903

Reprodução internet

Uma das primeiras mulheres a revolucionar o mercado automotivo foi Mary Anderson. Ela é a mente brilhante por trás de uma das grandes invenções da segurança rodoviária: os limpadores de para-brisa. Em 1903, enquanto estava em uma viagem a Nova York, Anderson observou que os motoristas enfrentavam dificuldades para enxergar durante condições climáticas adversas, como chuva e neve.

Reprodução internet

Essa experiência a levou a desenvolver um dispositivo rudimentar, composto por uma lâmina de borracha montada em uma haste, que podia ser operada manualmente para limpar o vidro dianteiro do carro. Essa inovação revolucionária, patenteada por Anderson em 1903, não apenas melhorou a visibilidade dos motoristas durante o mau tempo, mas também estabeleceu o padrão para os limpadores de para-brisa modernos que são indispensáveis nos veículos de hoje.

Alice Ramsey – Atravessou os Estados Unidos dirigindo em 1909

Reprodução internet

Alice Ramsey entrou para a história como uma pioneira da condução automotiva nos Estados Unidos. Em 1909, com somente 22 anos, ela liderou um grupo de três amigas em uma longa jornada, tornando-se a primeira mulher a dirigir de costa a costa pelos Estados Unidos. Partindo de Nova York, Ramsey e suas companheiras enfrentaram vários desafios no decorrer do caminho, como estradas precárias e problemas mecânicos.

Só para termos uma ideia, essa viagem teve um percurso de quase 6 mil quilômetros e levou mais de um mês para ser concluída. Isso desafiou todas as expectativas da época em relação à capacidade das mulheres como motoristas, além de mudar o modo que as pessoas encaravam a ideia de percorrer grandes distâncias de carro. Assim, o feito de Ramsey inspirou uma nova geração de mulheres a explorar sua independência e aventurar-se pelo mundo.

Florence Lawrence – Inventou as setas e a luz de freio em 1914

Reprodução internet

Florence Lawrence deixou seu legado tanto na indústria automotiva quanto no mundo do entretenimento. Como assim? Bem, além de ter construído uma brilhante carreira como atriz no início do cinema, Lawrence também criou, em 1914, dois dispositivos importantíssimos para a boa fluidez do trânsito – as setas direcionais e as luzes de freio.

Ao desenvolver essas tecnologias, Florence demonstrou sua preocupação com a segurança dos motoristas e passageiros, antecipando a necessidade de comunicação clara entre os veículos na pista. Vale ressaltar que esse conceito continua sendo muito importante na indústria automotiva moderna.

Shirley Muldowney – A primeira pessoa a vencer 3 títulos Top Fuel

Reprodução internet

Shirley Muldowney foi uma verdadeira lenda no cenário automobilístico. Além de ser a primeira mulher a vencer na categoria Top Fuel (uma modalidade de corrida de arrancada) em 1977, ela também foi a primeira pessoa no mundo a conquistar esse prêmio mais duas vezes, em 1980 e 1982. Conhecida como “The First Lady of Drag Racing” (“A primeira-dama das corridas de arrancada”, em tradução livre), Muldowney enfrentou muitos obstáculos ao longo de sua carreira, mas sua paixão pelo esporte e sua persistência a levaram literalmente para o topo do pódio.

Assim, através de suas conquistas Shirley desafiou todas as noções da época a respeito do que as mulheres poderiam alcançar no automobilismo. Mais do que isso, ela também inspirou uma geração de pilotos, tanto homens quanto mulheres, a lutarem pelos seus sonhos com coragem. Shirley Muldowney é, sem dúvidas, uma das competidoras mais influentes do esporte a motor de todos os tempos.

Tisha Johnson – A designer chefe dos interiores da Volvo

Reprodução internet

E nos dias de hoje? Bem, podemos citar Tisha Johnson, pois ela é a designer chefe dos interiores na Volvo, uma das marcas mais conceituadas e inovadoras do setor automotivo. Com uma abordagem altamente criativa, Johnson tem liderado equipes na criação de espaços internos que combinam luxo, funcionalidade e sustentabilidade.

Reprodução internet

Por exemplo, ela foi a responsável por desenvolver o interior da cabine dos modelos S90 e V90. Tisha coordenou o projeto desde o espaço para os joelhos dos ocupantes nos assentos traseiros, passando pelo suporte ergonômico, até o teto solar panorâmico. Esse trabalho na Volvo teve tanta qualidade que ajudou a redefinir os padrões de excelência em design automotivo.

Mulher e carro? Tudo a ver!

Portanto, fica claro que, desde o começo da indústria automotiva, as mulheres vêm demonstrando sua habilidade, paixão e inovação em diversos aspectos do setor. Com isso, elas desafiam estereótipos, lutam contra o machismo e impulsionam mudanças duradouras na cultura automobilística.

Hoje em dia, a relação entre mulheres e carros continua a florescer, com as mulheres desempenhando diversos papéis, tais como engenheiras, designers, executivas da indústria automotiva, motoristas e entusiastas apaixonadas. Assim, que possamos celebrar as contribuições femininas para o cenário automotivo não apenas nesta semana, mas em qualquer época do ano! 

E para todas as nossas queridas leitoras, um Feliz Dia Internacional da Mulher antecipado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: