Suspensão, rodas, componentes de motor, entenda um pouco mais sobre o que são os itens de série.
É comum a gente ver carros modificados andando pelas ruas, muito provavelmente você conhece alguém que aplicou uma modificação em seu veículo, ainda que pequena.
Modificações ou tunagem, como também são conhecidas, não são qualificadas como crimes, mas, em alguns casos desrespeitam o regulamento de trânsito além de comprometerem a proteção do seu automóvel.
Mas afinal de contas o que é considerado modificação e até que ponto substituir componentes pode ser prejudicial? Se considera modificação toda e qualquer substituição de componentes de seu carro por outro com propósito diferente dos itens de série. Itens de série são todas as peças, sistemas e configurações pré-definidas e pré-instaladas em seu carro determinados de fábrica.
Convenhamos, se seu veículo saiu da fábrica com todos esses itens é por que foi feito todo um estudo de física e mecânica para que ele rodasse tranquilo e seguro, ou seja, ele foi feito para andar assim e tendo em vista de que ele foi “feito” para ser assim pode se imaginar que a substituição de qualquer item por um outro sem a mesma finalidade pode alterar a funcionalidade de seu carro por um todo, e em muitos casos, para pior.
Vamos colocar em exemplos comuns: Seu carro saiu de fábrica com as rodas aro 14, tenha a certeza de que se você aplicar um conjunto de rodas aro 21 o seu carro não vai funcionar da mesma maneira. Entenda, o design foi projetado, estudado e trabalhado para que as rodas aro 14 não interferissem em nenhum outro componente, trabalhando lado a lado com os pneus, conjunto de suspensão, eixos, chassis, etc.
Em muitos os casos, esse tipo de modificação ameaça muito a sua proteção. Tendo em vista que seu carro não foi inicialmente desenhado para isso, imagine que todo o conjunto pode não estar trabalhando em harmonia, o que pode afetar a estabilidade e controle do seu carro.
E qual é o motivo principal para manter os itens de série no seu carro? Simples, seu carro foi desenhado para eles. Além de manter a garantia de seu fabricante, você fica protegido e andando tranquilamente.
Os equipamentos protegidos pela Associação Múltipla são vistoriados antes da filiação junto à Proteção Veicular. Nossos(as) Associados(as) são alertados e informados da importância e da necessidade de manter os itens de série, mediante negativa na reposição de itens não licenciados e/ou adquiridos fora da fábrica, conforme o Artigo 17º Item 1 do nosso regulamento.
Agora você já sabe qual é a importância de manter os itens de série em seu veículo, mas caso ainda haja alguma dúvida referente a esse ou outro assunto, fique à vontade para entrar em contato conosco, um de nossos colaboradores estará 100% atento e disponível para ajudar no que for necessário, basta clicar aqui!
Por: Lucas Portela