O ano mal começou, mas os proprietários de veículo já precisam se preparar para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. Esse é um tributo anual que pessoas que têm carros, motos e similares precisam pagar, geralmente, no início de ano. O vencimento varia conforme o final da placa.
Porém, muitos motoristas têm dúvidas sobre esse tributo: quem tem direito a isenção, como é feito o cálculo e qual a data de pagamento. Isso acontece porque o valor do IPVA varia de acordo com o modelo e ano de cada veículo. Além disso, as regras sobre os critérios de isenção, formas de parcelamentos e descontos para quem paga à vista varia de estado para estado.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, preparamos um artigo sobre o IPVA 2022 em Goiás. Confira o percentual da alíquota, calendário de pagamento e também quem tem direito a isenção do imposto em Goiás.
Como calcular o IPVA 2022
O valor do IPVA varia entre os estados brasileiros, pois cada localidade define sua própria alíquota e oferece diferentes condições de pagamento, seja à vista ou parcelado. Contudo, independente do estado, para fazer o cálculo é necessário saber o valor venal do automóvel com base na tabela Fipe, que estabelece o preço médio de veículos comercializados no Brasil.
Além disso, o motorista também precisa verificar em qual alíquota seu veículo se enquadra. Em Goiás, por exemplo, a Secretaria da Economia anunciou que as taxas para 2022 não foram reajustadas. Contudo, devido à supervalorização de veículos em 2021, o valor deve ficar mais alto e pesar mais no bolso do motorista. Confira as alíquotas:
- 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
- 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos).
- 3,45% para os veículos utilitários.
- 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.
Com todas as informações em mãos, já é possível calcular o IPVA. Para isso, basta multiplicar o valor do carro pela porcentagem da alíquota, e dividir o resultado por 100.
IPVA 2022: Quem tem direito a isenção
As regras para a isenção do IPVA variam de estado para estado. Em Goiás, não é cobrado IPVA de: veículos com 15 anos de uso; pessoas com Deficiência (PCD); ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar e veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana.
Além disso, locadoras de veículos tem redução da base de cálculo. Participantes do programa Nota Fiscal Goiana também têm desconto de 5% a 10% no imposto, dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais.
Calendário IPVA 2022 em Goiás
Veja o calendário de pagamento em Goiás, conforme o final da placa do veículo:
Como pagar o IPVA
O IPVA em Goiás pode ser pago em três parcelas ou à vista, sendo que na última também é necessário quitar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Não há desconto para pagamento à vista em Goiás, como acontece em outros estados.
Para retirar a guia de pagamento, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Detran. Em seguida, basta clicar na aba “Veículos”, informar a placa e o Renavam e emitir o Documento de Arrecadação (Boleto ou DUA). Outra opção é procurar o vapt-vupt. Por fim, basta fazer o pagamento do documento.
Leia também: Proteção Veicular: A forma inteligente de proteger seu veículo; Saiba o porquê!