Por que o preço dos carros estão caro?
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Por que está tão caro ter um carro em 2021?

Se você tem um carro ou mesmo está pensando em comprar um, então claramente uma pergunta veio em sua cabeça: Por que o preço dos carros está tão caro em 2021?

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os abalos que o mercado automobilístico vem sofrendo no decorrer do ano. E, é claro, responder a sua pergunta: por que os preços aumentaram tanto?

Vimos os preços de carros usados sofrerem uma valorização incomum. Nos últimos anos, a alta foi de mais de 20%. O preço de carros novos também explodiram. Mas o que leva a isso? Estudiosos e economistas apontam a maior causa – a pandemia.

Oferta e procura

Devido à pandemia, a baixa quantidade de insumos e matéria-prima fizeram com que os preços disparassem. Muitas fábricas diminuíram a produção e outras chegaram a fechar as portas.

E quando não há o produto à pronta-entrega, muitos compradores decidem ir ao mercado de usados. Como o que move o mercado de usados é a venda de carros novos, então se torna um ciclo. É uma simples situação de “oferta e demanda”.

Baixa quantidade em estoque + alta procura no mercado = valorização do produto

E essa alta quebra os padrões de normalidade do mercado automobilístico, que tende a se desvalorizar dia após dia. Vale lembrar que com o aumento na produção dos veículos, as peças que compõem o mesmo seguem o mesmo caminho. E, seguindo um grande efeito dominó, o consumidor final acaba pagando mais caro.

Existem relatos de peças que sofreram reajustes absurdos. Além disso, distribuidoras Brasil afora contam com atraso na entrega de até 30 dias a mais. Isso dificulta a venda, o conserto do veículo e, é claro, a vida do consumidor final.

Somado à crise sanitária, várias montadoras também apontam a alta constante do dólar como um grande agravante nessa situação. Segundo várias marcas e grupos automobilísticos, o aumento do dólar foi contido durante muito tempo. Porém, nesse momento, ele acaba sendo repassado ao consumidor.

Especialistas projetam uma queda nesses valores para o futuro, mas nada muito próximo. Então devemos nos “acostumar” com esse ‘novo normal’, e torcer para que tudo se tranquilize e a situação financeira volte ao que era antes.

Estamos lidando, há aproximadamente um ano, com um aumento drástico no preço dos combustíveis. Aumento esse que afetou muito o bolso de nós, motoristas. Mas de onde vem esse aumento?

Por que o preço dos combustíveis aumentou?

Essa é uma pergunta que sempre fica “martelando” a nossa cabeça. Ainda mais quando lembramos que nós, brasileiros, somos donos de uma grandíssima fonte de petróleo, bem ali no pré-sal.

Em resposta à isso, a Petrobras informou que o preço que o consumidor final paga no posto não é definido pela empresa. Ou seja, fica a cargo das redes de postos a precificação do combustível.

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também é pautado como agente no aumento. Quando ele sobe, os preços dos combustíveis o acompanha.

Outro fator que contribui é o padrão PPI, preço de paridade de importação. Esse padrão é a justificativa das refinarias sobre o aumento. Em outras palavras, o preço dos combustíveis subiu no mundo todo, logo, vai subir aqui também.

Infelizmente, segundo especialistas, não há como comprovar que os preços vão abaixar. Pelo menos não por agora. O que se tem feito por governos estaduais é o congelamento do ICMS, a fim de conter o aumento. Porém, essa ação que não tem eficácia a longo prazo, já que logo ele será cobrado novamente.

Uma alternativa encontrada por mais de 20 mil goianos é aproveitar os descontos que nós, Associação Múltipla em conjunto aos nossos postos de combustíveis parceiros, disponibilizamos aos nossos Associados (as). O combustível é o que move uma frota de mais de 500 mil veículos só aqui em Goiânia. E ficaremos muito felizes em ajudá-los a economizar no abastecimento e proteger seu bem!

Outra vantagem de fazer parte da família Múltipla é ter acesso ao Clube de Benefícios. Por meio dessa ferramenta, nossos Associados (as) tem descontos em mais de 10 mil lojas.

Leia também: Quais os benefícios de ter uma proteção automotiva?

Faça agora a sua proteção veicular: COTAR ONLINE

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: