Saiba quando é a hora de trocar os pneus
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Dicas Múltipla

Saiba quando é a hora de trocar os pneus

O pneu é um dos equipamentos mais importantes para manter a segurança do veículo. É ele que mantém a estabilidade e aderência na estrada.
Um pneu em bom estado ajuda o motorista a manter o controle do veículo, até mesmo em pistas molhadas. Quando os pneus estão carecas e a pista está molhada, os pneus ficam sem estabilidade, isso aumenta as chances do veículo sofrer algum acidente.
Além disso, a legislação de trânsito brasileira define que veículos em mau estado de conservação e que possam comprometer a segurança não podem transitar, sendo passíveis de multa e penalidades (CTB, artigo 230). Por isso, um pneu em mau estado é considerado ocorrência grave.
Existem alguns aspectos que você precisa ficar de olho para saber quando é preciso trocar os pneus do seu veículo. Veja algumas delas agora.

Cheque os km rodados e a validade

Em geral, os jogos de pneus têm validade média de cinco anos. O fabricante costuma identificar qual a quilometragem máxima que o pneu consegue rodar sem perder o seu grau de segurança.
No entanto, essas são informações apenas de referência. Isso porque o desgaste dos pneus varia de acordo com cada automóvel, frequência de uso, peso transportado e até mesmo o tipo de pista. Por isso, fique atento às outras dicas abaixo, elas irão lhe ajudar a identificar o desgaste.

Verifique a banda de rodagem

Essa é a parte do pneu que entra em contato direto com a pista. Nela, estão presentes os sulcos — canais em baixo-relevo que escoam a água em caso de pista molhada. Quanto mais a banda de rodagem se desgasta, menor a profundidade dos sulcos e, com isso, menor a capacidade de dispersão de água.
No entanto, o controle desse desgaste nem sempre é simples de ser observado a olho nu. Pensando nisso, os fabricantes de pneus passaram a inserir no equipamento os chamados TWI, um indicador que fica localizado dentro de cada sulco.
Ao adquirir pneus novos, o TWI é completamente invisível. Mas com o passar do tempo, ele vai aparecendo na superfície do pneu e, quando esse ressalto já estiver tocando o chão, é porque chegou a hora de trocar o pneu do carro.

Verifique as laterais dos pneus

Não é apenas nos sulcos que devemos ficar de olho. As laterais dos pneus também mostram a situação dos pneus. Verifique se há sinais de ressecamento, ranhuras ou rasgos nas laterais dos seus pneus. Isso ajuda a identificar focos de vazamento de ar ou mesmo pontos críticos que possam levar a um estouro dos pneus.

Fique atento a bolhas ou irregularidades

Sempre que possível, verifique se ao longo da superfície de todo o pneu são encontradas deformidades como bolhas, buracos ou saliências. Essas irregularidades podem acarretar problemas mais graves, como a explosão do pneu — o que pode causar perda de controle do veículo e até mesmo capotamento.
Observe também ao dirigir. Se você vem enfrentando problemas como o desalinhamento constante do veículo ou falta de balanceamento fique atento(a), isso pode ser causado pelos pneus, indicando que é hora de trocá-los.

Como aumentar o tempo de duração do pneu

Para aumentar a durabilidade dos pneus, são necessários cuidados básicos, como calibragem correta a cada 15 dias, alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km.
Outra dica é fazer o rodízio entre os seus pneus, ou seja, trocar os dois pneus traseiros pelos pneus dianteiros, fazendo a troca em posição de X (veja o exemplo na imagem abaixo). Dessa maneira você garante que todos eles tenham um desgaste por igual, sem precisar trocar os quatros pneus por completo.

Essas recomendações irão ajudar a manter seu veículo nas melhores condições para que você possa dirigir com tranquilidade.
Leia também: O que você precisa saber antes de pegar a estrada: veja dicas para dirigir com proteção 

blogmultipla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: