Você sabe o que é a Tabela Fipe? Entenda como ela é referência para preço médio de veículos usados no Brasil

  • por

Provavelmente você já ouviu falar da Tabela Fipe, mas você sabe como ela funciona na prática?

Neste post vamos mostrar o que você precisa saber sobre a Tabela Fipe e como ela expressa preços médios dos veículos usados no mercado nacional.

Para que serve a tabela Fipe?

Se você comprou ou vendeu um carro usado alguma vez na vida, certamente já procurou a Tabela Fipe antes de fazer um anúncio ou uma oferta.

A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional, e serve como um parâmetro para negociações ou avaliações.

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela Fipe é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos. Os preços efetivamente praticados, no entanto, podem variar em função da região, acessórios, estado de conservação, cor e outros fatores que influenciam as condições de oferta e procura para cada veículo.

A Tabela Fipe também é referência para a Associação Múltipla para indenizações em casos de perda total, roubo, furto qualificado ou incêndio. Nesses casos, indenizamos nossos Associados em até 100% do valor do veículo na Tabela Fipe*. Clique aqui para ver outras vantagens da Múltipla Proteção.

Para saber mais detalhes sobre a Tabela Fipe, veja o vídeo na página oficial.

Preços médios da tabela Fipe

O índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional.

Após a coleta dos dados, os pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) descartam os preços muito altos, muito baixos ou com alguma incoerência estatística. Os valores restantes são analisados para se chegar a uma média. Esse é o preço que será estabelecido para aquele determinado veículo na tabela.

Na Tabela Fipe, o ano do veículo refere-se ao ano do modelo e não são considerados veículos para uso profissional ou especial. Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.

Como acessar a tabela Fipe

A Tabela Fipe disponibiliza oficialmente e exclusivamente através do site (CLIQUE AQUI para acessar) um canal de consulta pública ao preço médio de veículos. Na página, é possível consultar modelo a modelo, de acordo com a necessidade.

Além disso, é livre e gratuito o download do aplicativo oficial, que pode ser encontrado na Play Store do seu smartphone ou na Apple Store do seu Iphone. O link para download também está disponível no site da Tabela Fipe.

* Consultar condições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *