Alta do combustível: 7 dicas para diminuir o consumo do carro!
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Dicas Múltipla, Proteção Veicular

7 dicas para diminuir o consumo do carro!

Andar de carro ou moto está cada vez mais complicado no Brasil. Com a alta nos preços dos combustíveis, impulsionada pela inflação e guerra na Ucrânia, os brasileiros estão buscando maneiras de diminuir o consumo do veículo ou até mesmo novas formas de se deslocar para o trabalho e demais atividades do dia a dia.  Afinal, os gastos com gasolina, etanol ou diesel pesam muito no bolso do consumidor.
Hoje em dia não basta pesquisar o posto que cobra mais barato, também é necessário adotar hábitos simples na direção que geram economia de combustível. Como, por exemplo, evitar acelerar bruscamente, usar as marchas da forma correta, manter os pneus calibrados, entre outras práticas. Abaixo listamos sete dicas que vão te ajudar a economizar. Confira!

Como diminuir o consumo do carro?

1. Evite movimentos bruscos

Acelerar em excesso e frear bruscamente exige mais do motor e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível. Sendo assim, evite movimentos bruscos para economizar. Quando você mantém a velocidade constante, o automóvel responde com eficiência, sem consumir em excesso.

2. Calibre os pneus a cada 15 dias

A calibragem dos pneus garante a estabilidade do veículo e segurança na direção, além de deixar o automóvel mais econômico. Tanto a falta quanto o excesso de pressão são prejudiciais para esses componentes. Portanto, use a pressão recomendada pelo fabricante, que varia de carro para carro, e calibre os pneus a cada 15 dias.
Você pode conferir a pressão recomendada pelo fabricante no manual do veículo. Basta procurar pelo capítulo que fala dos pneus para encontrar o número da calibragem. Se você não tiver o manual, não se preocupe! Essa informação também está disponível em pontos da lataria, como na tampa do porta-luvas, portinhola do tanque de combustível ou na lateral da porta.

3. Mantenha o veículo alinhado

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos, pois reduz o atrito com o solo. Isso evita que o veículo perca o desempenho e precise consumir mais combustível. A recomendação é checar o alinhamento, em média, a cada 10 mil quilômetros ou ao perceber que o veículo está “puxando” para um lado.
Para verificar se o automóvel está desalinhado, faça um teste. Em uma rua vazia, com uma velocidade em torno de 20 km/h, solte rapidamente o volante do carro. Se você sentir que ele está puxando para algum lado, é sinal de problema. Neste caso, é necessário levar o carro ao mecânico para verificar o alinhamento.

4. Respeite a troca de marcha

Trocar as marchas na rotação certa é fundamental para o bom desempenho do veículo e também para reduzir o consumo de combustível. Automóveis mais modernos costumam ter indicador de troca no computador de bordo, então use essa ferramenta ao seu favor para economizar!

5. Evite sobrecarregar o carro

Além de desgastar os pneus, andar com o veículo cheio aumenta o gasto de combustível, pois o motor terá que fazer mais força para o carro se locomover. A dica é tirar do automóvel tudo o que for desnecessário. Quanto menor o peso, menor o consumo.

6. Troque o filtro e lubrificantes

A lubrificação do motor é essencial para que ele trabalhe com o mínimo de atrito, convertendo a energia gerada em desempenho. Por isso é fundamental checar o nível de óleo semanalmente, além de substituir o lubrificante e filtros na quilometragem recomendada no manual. Isso irá resultar em menor consumo de combustível.

7. Abasteça em postos confiáveis

Evite abastecer em postos de combustíveis sem referência. Produtos usados para aumentar o volume do produto comercializado na bomba, como água, no caso do álcool, fazem o veículo perder rendimento, além de poder danificar os componentes. Cuidado, o barato pode sair caro!

Confira outras formas de economizar com o carro

Não foi só o preço dos combustíveis que subiu, o valor dos automóveis, peças e mão de obra também. Por isso é importante que você adote procedimentos simples em sua rotina para melhorar o desempenho do seu veículo e conservá-lo por mais tempo.

Observe seu veículo

Fique de olho no funcionamento dos componentes do seu veículo. Qualquer anormalidade, como o vazamento de fluidos, por exemplo, pode indicar problemas com seu carro ou moto. Nesses casos, procure um mecânico de confiança. Quanto mais cedo os problemas forem diagnosticados, menores serão os custos de reparo.

Cuidado com os acessórios

Evite instalar bloqueadores adaptados ou acessórios de marca duvidosa, que não sigam as especificações de fábrica do veículo. Esses itens podem não ter a tensão correta e apresentar anomalias na parte elétrica, podendo causar interferência nas partes eletrônicas e superaquecimento dos circuitos.

Faça a proteção do seu veículo

Quem anda desprotegido (a) nesse trânsito caótico corre um alto risco de ter prejuízo financeiro. Por isso não poderíamos deixar de te alertar: não conte com a sorte na hora de dirigir. A partir de R$ 2,99 por dia você garante proteção completa para o seu veículo contra colisão, roubo, furto qualificado e muito mais!
Além disso, Associado (a) Múltipla tem desconto em postos de combustíveis para economizar e em mais de 10 mil estabelecimentos parceiros por meio do Clube de Benefícios. Quer usufruir de todas essas vantagens? Faça uma cotação sem compromisso!

blogmultipla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: