Os primeiros meses do ano são marcados pelos famosos temporais de verão. Inclusive é comum ver nos noticiários casos de alagamento, queda de árvores e até deslizamentos em várias cidades do País. Isso acende um alerta para cuidados com o carro no período de chuvas.
Motoristas devem redobrar a atenção no trânsito nessa época, já que há maior probabilidade de ocorrer acidentes quando a pista está molhada. Também é necessário estar com a manutenção do veículo em dia, a fim de evitar transtornos no caminho.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 7 dicas de cuidados que você deve ter com o seu carro ao dirigir na chuva. Afinal, mais importante do que chegar logo ao destino é chegar a salvo!
Fique atento ao limpador de para-brisa
Ter uma boa visibilidade da pista é fundamental para garantir a segurança no trânsito, principalmente em dias chuvosos. Por esse motivo, o limpador de para-brisa deve estar funcionando perfeitamente. Fique atento a riscos de borracha no vidro e ao som emitido pela peça. Podem ser indícios de que está na hora de trocar o limpador.
Verifique os faróis e lanternas
Dias de chuva naturalmente são mais escuros, o que leva o motorista a ter que usar os faróis. Então verifique o funcionamento das lanternas e luzes de sinalização, como pisca-alerta e setas, antes de sair de casa. Isso ajuda a prevenir acidentes de trânsito.
Nunca rode com pneus carecas
A água reduz o atrito entre o asfalto e os pneus. Isso aumenta o risco de acontecer aquaplanagem, fenômeno em que o motorista praticamente perde o controle do veículo devido à falta de contato entre o pneu e o chão.
Sendo assim, é fundamental verificar a profundidade dos sulcos dos pneus (ranhuras na borracha) do seu carro, pois eles revelam a condição atual da borracha. E atenção, em caso de aquaplanagem pare de acelerar, mantenha a direção reta e não pise no freio!
Cheque o sistema de freios
Quando a pista está molhada, a distância de frenagem aumenta. Por isso é necessário que o sistema de freios esteja em boas condições. Confira periodicamente o fluido de freio e a condição dos demais componentes, como discos, cilindros e pastilha de freio.
Também é importante que o motorista se atente a ruídos ou demora ao frear. Esses são alguns indícios da necessidade de manutenção para garantir a segurança do motorista e passageiros.
Verifique o sistema de circulação de ar
Independente do veículo ter ou não ar-condicionado, é necessário realizar a manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação. Quando os vidros começam a embaçar, eles resolvem o problema de maneira mais rápida, evitando que o motorista corra riscos ou precise parar o veículo.
Redobre a atenção ao dirigir
Além dos cuidados com a manutenção do veículo, também é necessário que o motorista redobre a atenção ao dirigir em dias chuvosos. Manter uma distância segura do veículo à frente, reduzir a velocidade e evitar ultrapassagens são formas de prevenir acidentes.
Outra dica é evitar estacionar em locais abertos nesse período. Geralmente as chuvas de verão vêm acompanhadas de raios, quedas de árvores e até mesmo granizo, o que pode causar alagamentos de vias e avarias nos veículos estacionados ao redor.
Portanto, se possível, opte por deixar o carro em áreas cobertas ou, pelo menos, longe de árvores. Além disso, não estacione em lugares que costumam alagar. Inclusive algumas vias têm sinalização sobre risco de alagamento. Fique atento!
E se entrar água no veículo?
Em alguns casos, não tem como o motorista fugir de alagamentos. Suponhamos que você esteja parado em uma avenida congestionada, a água comece a subir e entre no carro. Nesse caso, o recomendável é que o condutor não ligue o veículo. Isso porque a água pode causar a paralisação e até a perda do motor. Especialistas orientam que a altura máxima para passar em
uma área alagada é a metade da roda.
Mas afinal, proteção veicular cobre desastres naturais?
Associado (a) Múltipla tem proteção contra desastres naturais, mas depende da situação. No caso que citamos acima, por exemplo, o condutor pode contar com a cobertura, pois não havia formas de saber que a via ficaria alagada. Foi um incidente.
Por outro lado, se você tentar atravessar uma região alagada, você estará expondo o seu veículo ao risco e, portanto, a proteção não irá arcar com os danos causados. Por isso é importante observar se a via tem sinalização sobre risco de alagamento.
É necessário que o motorista tenha bom senso ao dirigir na chuva, já que o trânsito fica mais perigoso e há maior probabilidade de acidentes. Mas se mesmo assim acontecer um imprevisto no caminho, nada melhor do que poder contar com uma mão amiga pra ajudar. Por isso a importância de ter a proteção veicular da Associação Múltipla.
Se você não ver um buraco na via por causa da água, cair e seu pneu estourar, poderá contar com a Assistência 24h. Caso seu veículo fique ‘preso’ em uma área alagada, o guincho vai até você. Se o carro der pane elétrica ou mecânica, a Assistência 24h também te socorre. Sem falar em casos de colisão, que você tem proteção para o seu veículo e do terceiro.
Deixe seu veículo 100% protegido de imprevistos com a Múltipla!