As Origens da Proteção Veicular - Associação Múltipla
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

As Origens da Proteção Veicular

As Origens da Proteção Veicular

A Proteção Veicular teve sua origem como uma alternativa para que motoristas que, antes, estavam desamparados sem conseguirem proteger o seu veículo pelos métodos convencionais e, como todo bom dono de carro/moto, queriam prezar pelos seus bens. 

Mas qual foi o ponto inicial para tudo isso? Quando, de fato, começaram a surgir as primeiras Associações de Proteção Veicular no Brasil? 

Essas respostas e mais curiosidades você confere no texto abaixo, aproveite a viagem!

Anos 80 e os primórdios

Ainda que se tenham registros das primeiras formas de mutualismo datadas de mais 2000 anos, os primeiros passos para o associativismo que conhecemos hoje em dia no Brasil são de meados de 1980. 

Mutualismo, associativismo, cooperativismo, têm o mesmo significado no final e também o mesmo ponto de partida: é um movimento idealizado por pessoas com uma necessidade em comum que, unidas, providenciam um benefício a todos os envolvidos. 

Foi baseado nisso que caminhoneiros da década de 80, também conhecidos como cegonheiros, se juntaram para dar início ao movimento que conhecemos hoje como Proteção Veicular

E por isso…

Esses trabalhadores, que por sua vez precisavam de veículo para seu ofício, se viam excluídos pelo mercado securitário da época. As causas da exclusão variam, mas  a maior delas se dava pelo fato da idade dos caminhões, muitas das seguradoras não queriam oferecer cobertura para os veículos “velhos”. 

Imagine que, para quem usa seu veículo para trabalhar, existe uma necessidade maior de ter um método de se proteger. Tendo isso em vista, os caminhoneiros decidiram se unir para gerar um grupo que pudesse garantir um auxílio mútuo à todos aqueles que precisassem, afinal, o prejuízo gerado por um acidente com os caminhões, quase sempre queria dizer que o caminhoneiro voltaria a ser um empregado terceirizado de outras companhias de transporte para cobrir os gastos, nenhum deles queria isso. 

A união desses trabalhadores foi, desde o começo, visando uma ajuda mútua e nunca um “investimento” por si só. As primeiras Associações eram restritas pois exigiam um nível de confiança altíssimo daqueles que participavam do grupo e, ninguém melhor que um companheiro de serviço para entender a necessidade de um amigo de profissão. 

Esse nível de confiança também era exigido pelo fato de, na época, não haver nenhum regulamento ou algo do tipo que garantisse a assiduidade daqueles que faziam parte. 

Anos 2000 e as primeiras mudanças 

O “método alternativo” de proteger sua ferramenta de trabalho foi crescendo e, claro, fazendo fama. Grupos que começaram com cerca de 20 a 30 caminhões começaram a contar com 2 mil. Com a confiança que foi conquistada, os grupos começaram a melhorar mais e mais o método de se proteger.

Com o aumento da procura, houve a necessidade de uma melhora e, a partir daí, a corrente começou a adquirir ferramentas que aumentariam o alcance e também prestariam um socorro com mais rapidez e compromisso, tais como guinchos, caminhões tanque, dentre outras ferramentas.

Ainda que grandes, as principais Associações da época ainda eram “restritas” aos caminhoneiros, mas o método mútuo chamou tanta atenção Brasil afora que não demorou muito para que o negócio se tornasse bem mais amplo. Seguindo o exemplo de nossos amigos caminhoneiros, as primeiras Associações de Proteção Veicular para carros, motos, bicicletas e mais foram surgindo.

Os anos 2000 e 2010’s também são as épocas de maior luta dos representantes para a regularização junto ao poder público, um belo caminho já foi trilhado, vários Estados já viram e, posteriormente haviam levado ao Supremo a nossa necessidade. 

Dias atuais e o nosso futuro

Segundo a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) hoje são mais de 4,5 milhões de Associados em todo o Brasil, distribuídos em mais de 600 associações em todo o Brasil. 

Pode se dizer que esse número tende a aumentar bastante, afinal, as Associações de Proteção Veicular do Brasil só querem que você dirija protegido pelas estradas do país e não vemos a necessidade de cobrar a mais ou burocratizar todo o processo para que você tenha isso!

A Associação Múltipla é uma dessas 600 Associações de Proteção Veicular em atividade no Brasil! Estamos há mais de 11 anos atendendo mais de 20 mil Associados(as), já realizamos o pagamento de 12 mil Indenizações por Perda Total e mais de 84 mil atendimentos de Assistência 24h durante toda nossa caminhada!

Podemos te dizer com toda a certeza de que esse é apenas o começo!

Faça parte, venha para um lugar onde você não é apenas um cliente e sim um(a) integrante da nossa Família! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[html_block id="258"]
Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.