Se você tem um carro ou mesmo está pensando em comprar um, então claramente uma pergunta veio em sua cabeça: Por que o preço dos carros está tão caro em 2021?
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os abalos que o mercado automobilístico vem sofrendo no decorrer do ano. E, é claro, responder a sua pergunta: por que os preços aumentaram tanto?
Vimos os preços de carros usados sofrerem uma valorização incomum. Nos últimos anos, a alta foi de mais de 20%. O preço de carros novos também explodiram. Mas o que leva a isso? Estudiosos e economistas apontam a maior causa – a pandemia.
Oferta e procura
Devido à pandemia, a baixa quantidade de insumos e matéria-prima fizeram com que os preços disparassem. Muitas fábricas diminuíram a produção e outras chegaram a fechar as portas.
E quando não há o produto à pronta-entrega, muitos compradores decidem ir ao mercado de usados. Como o que move o mercado de usados é a venda de carros novos, então se torna um ciclo. É uma simples situação de “oferta e demanda”.
Baixa quantidade em estoque + alta procura no mercado = valorização do produto
E essa alta quebra os padrões de normalidade do mercado automobilístico, que tende a se desvalorizar dia após dia. Vale lembrar que com o aumento na produção dos veículos, as peças que compõem o mesmo seguem o mesmo caminho. E, seguindo um grande efeito dominó, o consumidor final acaba pagando mais caro.
Existem relatos de peças que sofreram reajustes absurdos. Além disso, distribuidoras Brasil afora contam com atraso na entrega de até 30 dias a mais. Isso dificulta a venda, o conserto do veículo e, é claro, a vida do consumidor final.
Somado à crise sanitária, várias montadoras também apontam a alta constante do dólar como um grande agravante nessa situação. Segundo várias marcas e grupos automobilísticos, o aumento do dólar foi contido durante muito tempo. Porém, nesse momento, ele acaba sendo repassado ao consumidor.
Especialistas projetam uma queda nesses valores para o futuro, mas nada muito próximo. Então devemos nos “acostumar” com esse ‘novo normal’, e torcer para que tudo se tranquilize e a situação financeira volte ao que era antes.
Estamos lidando, há aproximadamente um ano, com um aumento drástico no preço dos combustíveis. Aumento esse que afetou muito o bolso de nós, motoristas. Mas de onde vem esse aumento?
Por que o preço dos combustíveis aumentou?
Essa é uma pergunta que sempre fica “martelando” a nossa cabeça. Ainda mais quando lembramos que nós, brasileiros, somos donos de uma grandíssima fonte de petróleo, bem ali no pré-sal.
Em resposta à isso, a Petrobras informou que o preço que o consumidor final paga no posto não é definido pela empresa. Ou seja, fica a cargo das redes de postos a precificação do combustível.
O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também é pautado como agente no aumento. Quando ele sobe, os preços dos combustíveis o acompanha.
Outro fator que contribui é o padrão PPI, preço de paridade de importação. Esse padrão é a justificativa das refinarias sobre o aumento. Em outras palavras, o preço dos combustíveis subiu no mundo todo, logo, vai subir aqui também.
Infelizmente, segundo especialistas, não há como comprovar que os preços vão abaixar. Pelo menos não por agora. O que se tem feito por governos estaduais é o congelamento do ICMS, a fim de conter o aumento. Porém, essa ação que não tem eficácia a longo prazo, já que logo ele será cobrado novamente.
Uma alternativa encontrada por mais de 20 mil goianos é aproveitar os descontos que nós, Associação Múltipla em conjunto aos nossos postos de combustíveis parceiros, disponibilizamos aos nossos Associados (as). O combustível é o que move uma frota de mais de 500 mil veículos só aqui em Goiânia. E ficaremos muito felizes em ajudá-los a economizar no abastecimento e proteger seu bem!
Outra vantagem de fazer parte da família Múltipla é ter acesso ao Clube de Benefícios. Por meio dessa ferramenta, nossos Associados (as) tem descontos em mais de 10 mil lojas.
Leia também: Quais os benefícios de ter uma proteção automotiva?
Faça agora a sua proteção veicular: COTAR ONLINE